Página inicial > Últimas Notícias > IFS celebra Dia Internacional da Mulher com programação diversificada
MÊS DA MULHER

IFS celebra Dia Internacional da Mulher com programação diversificada

Criado: Sexta, 04 de Março de 2022, 10h24 | Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 10h24 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 11h33

Durante todo o mês de março, comunidade poderá participar de eventos culturais e de debates em alusão ao Dia da Mulher

capa 8MEm 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, sendo a data um marco histórico representativo da luta das mulheres por igualdade de direitos. Atento e em consonância com as pautas atuais, o Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) e do Núcleo de Igualdade de Gênero e Diversidade Sexual (NIGEDS), realizará uma programação diversificada em alusão ao dia.

Ao mesmo tempo em que a data é de homenagem, é também um momento de reflexão acerca da igualdade de direitos, que por serem relativamente recentes no contexto histórico, ainda se encontram em fase de consolidação. A programação consiste em três ações: uma live musical, que será realizada em 8 de março; uma série de vídeos que serão veiculados nas redes sociais do IFS com dicas de leituras e divulgando obras de autoras, que recentemente lançaram publicações pela Editora do IFS (EDIFS); e fechando os trabalhos, em 31 de março, haverá uma mesa-redonda, com o tema: “De que mulheres estamos falando?”.

Segundo a historiadora, professora do IFS e coordenadora de Apoio à Pesquisa (COAP), Valéria Maria Santana Oliveira, o Instituto não poderia deixar de evidenciar esta temática, afinal como instituição de ensino técnico e profissionalizante, deve estar em consenso com as atuais demandas sociais. “Em nosso histórico predomina a presença masculina. Contudo, esse perfil tem sido modificado gradativamente, devido ao ingresso de mulheres e meninas na instituição, como docentes e discentes. Além disso, não podemos deixar de considerar a relevância da atual gestão, em que temos à frente, pela primeira vez, uma mulher como reitora da nossa instituição”, reflete a docente.

Live Musical

A live musical “Eles cantam para elas” acontece em 8 de março, a partir das 16h, no canal oficial do IFS no YouTube. Além de um momento de descontração, será a oportunidade de abordar temáticas relativas aos espaços ocupados pelas mulheres, tendo a participação da reitora do IFS, Ruth Sales; da professora Valéria; e da pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Chirlaine Gonçalves.

A música ficará por conta dos professores do IFS da banda “Os Indocentes”, grupo de rock que trará em seu repertório músicas de diversas cantoras brasileiras. “O intuito é que seja um momento de celebração, de alegria e leveza, num momento em que estamos na iminência de retorno às atividades presenciais, depois de quase dois anos fisicamente afastados por conta da pandemia de Covid-19”, ressalta Valéria.

Mesa-redonda

Encerrando o mês com chave de ouro, no dia 31 de março, a partir das 9h, também no canal oficial do IFS no YouTube, haverá a realização de uma mesa-redonda, cuja tema será: “De que mulheres estamos falando?”. A ideia do evento é promover um debate que trará à tona a presença de mulheres em espaços e atuações muitas vezes invisibilizadas ou inferiorizadas. A participação dará direito a certificado, desde que os interessados se inscrevam previamente via SisPubli (Sistema de Publicações do IFS).

Para participar da ação foram convidadas: a professora Elza Ferreira, que é diretora do Departamento de Educação Profissional do IFS e doutora em Educação; Fernanda Vieira, ativista indígena e doutora em Estudos Literários; Cristina Santos, gestora de agência de consultoria em acessibilidade e mestranda em Turismo pelo IFS; além de Adriana Lohanna, que é ativista LGBTQI+, professora e assistente social.

registrado em: