Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Central de Conteúdo > Notícias > BORA RELEMBRAR? A AÇÃO REALIZADA SOBRE TRIBOS INDIGENAS
Início do conteúdo da página

BORA RELEMBRAR? A AÇÃO REALIZADA SOBRE TRIBOS INDIGENAS

Escrito por KELLY CRISTINA BARBOSA | Criado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h36 | Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h36 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 10h45

Vamos começar a semana relembrando o evento ocorrido em maio, organizado por toda a equipe da Diretoria Geral de Bibliotecas- DGB, realizado no campus Aracaju. Com o tema “Relações sociais da cultura indígena e os avanços tecnológicos", com a presença de indígenas da aldeia Kariri-Xocó- AL, uma das principais aldeias que resiste em meio a diversas expressões de extinção.

 497120b9 c3dd 47d2 ac89 ed60ae87fbb8

A tribo, que fica nas margens do rio São Francisco, em Porto Real do Colégio, Alagoas, com quase 4 mil hectares, formados a partir de varias etnias, entre elas Kariri, xocó, Karapoto, Fulni-ô e Aconâ, mata de área de preservação sagrada, onde são realizados rituais originários, representando um fortalecimento dos laços do grupo.

fonte: https://osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br/pt/mundo-contemporaneo/kariri-xoco/

No evento, funcionários, servidores, professores e alunos presentes abertos a uma troca leve, sobre costumes vivenciados por Dani Feitosa, Décio Matias, Reidison Tononé e o Pajé Kairã, como também compartilhadas opiniões sobre seus costumes, em junção com tecnologias aplicadas e a divisão, com a vida corrida da metrópole.


"Muito significativo conhecer a história e a força dos povos originários."
- Elza Ferreira, Professora do Campus Aracaju.

Após a troca, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as pinturas indígenas e ter essa expressão no corpo. Segundo Décio, as imagens nelas retratadas, às vezes fazem alusão a personalidade de cada indivíduo.

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 956
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=307