BORA RELEMBRAR? A AÇÃO REALIZADA SOBRE TRIBOS INDIGENAS
Vamos começar a semana relembrando o evento ocorrido em maio, organizado por toda a equipe da Diretoria Geral de Bibliotecas- DGB, realizado no campus Aracaju. Com o tema “Relações sociais da cultura indígena e os avanços tecnológicos", com a presença de indígenas da aldeia Kariri-Xocó- AL, uma das principais aldeias que resiste em meio a diversas expressões de extinção.
A tribo, que fica nas margens do rio São Francisco, em Porto Real do Colégio, Alagoas, com quase 4 mil hectares, formados a partir de varias etnias, entre elas Kariri, xocó, Karapoto, Fulni-ô e Aconâ, mata de área de preservação sagrada, onde são realizados rituais originários, representando um fortalecimento dos laços do grupo.
fonte: https://osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br/pt/mundo-contemporaneo/kariri-xoco/
No evento, funcionários, servidores, professores e alunos presentes abertos a uma troca leve, sobre costumes vivenciados por Dani Feitosa, Décio Matias, Reidison Tononé e o Pajé Kairã, como também compartilhadas opiniões sobre seus costumes, em junção com tecnologias aplicadas e a divisão, com a vida corrida da metrópole.
"Muito significativo conhecer a história e a força dos povos originários."
- Elza Ferreira, Professora do Campus Aracaju.
Após a troca, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as pinturas indígenas e ter essa expressão no corpo. Segundo Décio, as imagens nelas retratadas, às vezes fazem alusão a personalidade de cada indivíduo.
Redes Sociais