Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conheça a Ead
Início do conteúdo da página

Conheça a Ead

Escrito por Administrador | Criado: Sexta, 09 de Março de 2018, 10h22 | Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 10h22 | Última atualização em Terça, 11 de Julho de 2023, 12h54

WhatsApp Image 2022 05 13 at 09.26.06

O ensino a distância do IFS surgiu com a criação do Departamento de Educação a Distância em 2012 e a oferta de cursos técnicos do Profuncionário (Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos,  Secretaria Escolar e Alimentação Escolar), ação do Governo Federal vinculada ao Programa e-Tec Brasil, cujo o público-alvo eram servidores da Educação Básica das redes Municipal e Estadual.

Um ano depois, promoveu cursos técnicos na forma subsequente (Secretariado, Transações Imobiliárias, Reabilitação de Dependentes Químicos, Administração), financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, por meio da Rede E-Tec, contando com polos de apoio presenciais em 12 municípios sergipanos.

Em 2014 e 2015, ofertou cursos técnicos subsequentes pela Rede E-Tec.

Em 2016, ocorreu a primeira ação da Educação a Distância do IFS com o intuito de institucionalizar essa modalidade de ensino. Decorrente da ausência de docente de Língua Inglesa nos campi Tobias Barreto e Propriá, uma docente do campus Aracaju produziu os recursos audiovisuais no estúdio da DEaD e utilizou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ministrar a disciplina Inglês Instrumental.

No ano seguinte, houve o Programa MedioTec EaD do FNDE/MEC que ofertou 730 vagas para cursos técnicos concomitantes (Administração, Guia de Turismo e Informática para Internet) em cooperação com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe – SEED.

Em 2018 e 2019, foram ofertadas as disciplinas eletivas a distância (Tópicos Especiais, Políticas Públicas e Diversidade e Inclusão) do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS, permitindo que qualquer estudante de todo o país vinculado ao programa pudesse se matricular.

Em 2019 também ocorreu a primeira oferta de disciplina semipresencial do novo curso de graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que já prevê na sua Proposta Pedagógica Curricular (PPC) uma disciplina à distância em cada semestre letivo. Além disso, o DEAD do IFS foi polo do curso de especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, promovido pelo IFRN e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC.

No ano seguinte, houve a aprovação do Regulamento de Oferta de Cursos e Disciplinas a Distância no âmbito do Instituto Federal de Sergipe (Resolução CS/IFS nº 23) e a oferta do curso de capacitação de Formação em EAD para os professores e servidores do IFS em convênio com o IFRN.

   Educação a Distância do IFS ícone vídeo

 

Ainda em 2020, em parceria com a PROEN, o Departamento aplicou um questionário aos docentes do IFS a fim de analisar os perfis com relação ao domínio e/ou experiência na modalidade a distância, diagnosticar as necessidades de capacitações e organizar um banco de dados com profissionais experientes em EaD. Além disso, o DEAD promoveu o I Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais, juntamente com as IF nordestinas; produziu dois manuais para a utilização da plataforma Moodle, participou da elaboração de projetos pedagógicos de cursos FIC (Formação pedagógica - Campus Estância, Inglês Básico e Espanhol Básico - Campus Aracaju, Programador de Web - Campus Lagarto) e estudo de viabilidade de curso superior em Licenciatura em Informática do campus Itabaiana a distância.

Em 2021, os cursos FIC EaD de Inglês e de Espanhol Básico do Campus Aracaju foram aprovados pelo CEPE despertando o interesse dos campi Lagarto, Tobias Barreto e Poço Redondo para a oferta do curso de Espanhol. Em seguida, foram encaminhados para a aprovação os PPCs FIC em Programador Web - Campus Lagarto e em Formação Pedagógica - Campus Estância (em parceria com a Secretaria Municipal de Educação).No mesmo ano, houve a oferta de três cursos livres e de extensão no Moodle (com parceria): Mulheres na Ciência, I Ciclo de Formação em Educação e Relações de Gênero, Noções básicas para a utilização da informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Ainda em 2021, iniciou-se o estudo de viabilidade para oferta da Licenciatura EaD em Letras - Campus Estância, a reformulação do Regulamento de Oferta de Cursos e Disciplinas a Distância (RESOLUÇÃO No 23/2020/CS/IFS) e a produção de inúmeros materiais sobre a EaD para serem publicados no site e para dar suporte aos cursos. Além disso, o departamento participou da elaboração do projeto educacional “Boletim de Inteligência Acadêmica - BIA” (juntamente com a ATED), promoveu capacitações internas sobre o Moodle e realizou o II Congresso Nordestino de EaD em parceria com os outros IFs nordestinos.

Em 2022, ano em que a Educação a Distância do IFS completou 10 anos de existência, houve a oferta dos primeiros cursos FIC EaD (Inglês e Espanhol Básico - Campus Aracaju e Espanhol Básico - Campus Lagarto, sendo uma turma de Espanhol somente para os servidores) com professores e recursos próprios da instituição. Inscreveram-se 5992 candidatos nos dois processos seletivos para 150 vagas. Foi um marco histórico!  

No mesmo ano, o departamento produziu e ofertou o primeiro curso autoinstrucional de Ambientação ao Moodle para estudantes, gerando mais de 60 certificados; colaborou com a oferta do curso livre FormaEPT em Currículo e Prática Pedagógica (produto educacional) e conseguiu a aprovação de PPC do curso FIC EAD de Formação Pedagógica (Campus Estância). Ocorreu ainda a nomeação do Coordenador de EaD nos Campi Socorro e Estância; a formação de comissão com os professores de língua estrangeiras para a produção de material didático para os cursos FIC; a elaboração dos PPC dos cursos FIC EaD de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos e Noções Básicas para Cuidador de Idoso, juntamente com o Campus Socorro; a produção de um curso online digital para servidores ingressantes no IFS em parceria com a PROGEP; a participação na Comissão de elaboração do Portal de Práticas Educacionais 5A e do III Congresso nordestino de EaD; e a colaboração com a Assessoria de Internacionalização na adesão ao PLA em Rede e na elaboração de PPC FIC EaD em Português como Língua Adicional – PLA.

Atualmente, em 2023, o departamento está ofertando os cursos FIC de Inglês Básico e de Português como Língua Adicional no campus Aracaju e de Espanhol Básico no Campus Lagarto e conta com a seguinte estrutura física:

 SETOR PEDAGÓGICO             SALA DA DIREÇÃO

 SETOR ADMINISTRATIVO             SALA DE REUNIÃO

 SETOR DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL             ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO

 ESPAÇO DO ALUNO             DEAD 06

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1096
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=6652