Conheça a EaD
O ensino a distância do IFS surgiu com a criação do Departamento de Educação a Distância em 2012 e a oferta de cursos técnicos do Profuncionário (Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Alimentação Escolar), ação do Governo Federal vinculada ao Programa e-Tec Brasil, cujo o público-alvo eram servidores da Educação Básica das redes Municipal e Estadual.
Um ano depois, promoveu cursos técnicos na forma subsequente (Secretariado, Transações Imobiliárias, Reabilitação de Dependentes Químicos, Administração), financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, por meio da Rede E-Tec, contando com polos de apoio presenciais em 12 municípios sergipanos.
Em 2014 e 2015, ofertou cursos técnicos subsequentes pela Rede E-Tec.
Em 2016, ocorreu a primeira ação da Educação a Distância do IFS com o intuito de institucionalizar essa modalidade de ensino. Decorrente da ausência de docente de Língua Inglesa nos campi Tobias Barreto e Propriá, uma docente do campus Aracaju produziu os recursos audiovisuais no estúdio da DEaD e utilizou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ministrar a disciplina Inglês Instrumental.
No ano seguinte, houve o Programa MedioTec EaD do FNDE/MEC que ofertou 730 vagas para cursos técnicos concomitantes (Administração, Guia de Turismo e Informática para Internet) em cooperação com a Secretaria de Educação do Estado de Sergipe – SEED.
Em 2018 e 2019, foram ofertadas as disciplinas eletivas a distância (Tópicos Especiais, Políticas Públicas e Diversidade e Inclusão) do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFS, permitindo que qualquer estudante de todo o país vinculado ao programa pudesse se matricular.
Em 2019 também ocorreu a primeira oferta de disciplina semipresencial do novo curso de graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que já prevê na sua Proposta Pedagógica Curricular (PPC) uma disciplina à distância em cada semestre letivo. Além disso, o DEAD do IFS foi polo do curso de especialização em Práticas Assertivas em Didática e Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, promovido pelo IFRN e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC.
No ano seguinte, houve a aprovação do Regulamento de Oferta de Cursos e Disciplinas a Distância no âmbito do Instituto Federal de Sergipe (Resolução CS/IFS nº 23) e a oferta do curso de capacitação de Formação em EAD para os professores e servidores do IFS em convênio com o IFRN.
Ainda em 2020, em parceria com a PROEN, o Departamento aplicou um questionário aos docentes do IFS a fim de analisar os perfis com relação ao domínio e/ou experiência na modalidade a distância, diagnosticar as necessidades de capacitações e organizar um banco de dados com profissionais experientes em EaD. Além disso, o DEAD promoveu o I Congresso Nordestino de Educação Híbrida e Tecnologias Educacionais, juntamente com as IF nordestinas; produziu dois manuais para a utilização da plataforma Moodle, participou da elaboração de projetos pedagógicos de cursos FIC (Formação pedagógica - Campus Estância, Inglês Básico e Espanhol Básico - Campus Aracaju, Programador de Web - Campus Lagarto) e estudo de viabilidade de curso superior em Licenciatura em Informática do campus Itabaiana a distância.
Em 2021, os cursos FIC EaD de Inglês e de Espanhol Básico do Campus Aracaju foram aprovados pelo CEPE despertando o interesse dos campi Lagarto, Tobias Barreto e Poço Redondo para a oferta do curso de Espanhol. Em seguida, foram encaminhados para a aprovação os PPCs FIC em Programador Web - Campus Lagarto e em Formação Pedagógica - Campus Estância (em parceria com a Secretaria Municipal de Educação).No mesmo ano, houve a oferta de três cursos livres e de extensão no Moodle (com parceria): Mulheres na Ciência, I Ciclo de Formação em Educação e Relações de Gênero, Noções básicas para a utilização da informação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Ainda em 2021, iniciou-se o estudo de viabilidade para oferta da Licenciatura EaD em Letras - Campus Estância, a reformulação do Regulamento de Oferta de Cursos e Disciplinas a Distância (RESOLUÇÃO No 23/2020/CS/IFS) e a produção de inúmeros materiais sobre a EaD para serem publicados no site e para dar suporte aos cursos. Além disso, o departamento participou da elaboração do projeto educacional “Boletim de Inteligência Acadêmica - BIA” (juntamente com a ATED), promoveu capacitações internas sobre o Moodle e realizou o II Congresso Nordestino de EaD em parceria com os outros IFs nordestinos.
Em 2022, ano em que a Educação a Distância do IFS completou 10 anos de existência, houve a oferta dos primeiros cursos FIC EaD (Inglês e Espanhol Básico - Campus Aracaju e Espanhol Básico - Campus Lagarto, sendo uma turma de Espanhol somente para os servidores) com professores e recursos próprios da instituição. Inscreveram-se 5992 candidatos nos dois processos seletivos para 150 vagas. Foi um marco histórico!
No mesmo ano, o departamento produziu e ofertou o primeiro curso autoinstrucional de Ambientação ao Moodle para estudantes, gerando mais de 60 certificados; colaborou com a oferta do curso livre FormaEPT em Currículo e Prática Pedagógica (produto educacional) e conseguiu a aprovação de PPC do curso FIC EAD de Formação Pedagógica (Campus Estância). Ocorreu ainda a nomeação do Coordenador de EaD nos Campi Socorro e Estância; a formação de comissão com os professores de língua estrangeiras para a produção de material didático para os cursos FIC; a elaboração dos PPC dos cursos FIC EaD de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos e Noções Básicas para Cuidador de Idoso, juntamente com o Campus Socorro; a produção de um curso online digital para servidores ingressantes no IFS em parceria com a PROGEP; a participação na Comissão de elaboração do Portal de Práticas Educacionais 5A e do III Congresso nordestino de EaD; e a colaboração com a Assessoria de Internacionalização na adesão ao PLA em Rede e na elaboração de PPC FIC EaD em Português como Língua Adicional – PLA.
Em 2023, o EaD do IFS conseguiu realizar a adesão ao programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e continuou com a oferta dos cursos FIC de Inglês Básico e de Português como Língua Adicional no campus Aracaju e de Espanhol Básico no Campus Lagarto, além dos cursos livres de Ambientação ao Moodle, Curso de Libras - Módulo III, Didática na Educação Profissional e Tecnológica, Promoção e defesa dos direitos humanos, diversidade e inclusão - Turma 1 e 2 e a turma piloto do Programa de Acolhimento aos Servidores Ingressantes do IFS (PASIFS). O departamento nessa época contava com a seguinte estrutura física:
Ao longo do ano de 2024, foram ofertados os mesmos cursos FIC de 2023 acrescentando uma turma de Espanhol nos Campi Tobias Barreto e Aracaju e os cursos livres de Ambientação ao Moodle, Oficina Pedagógica e de Ambientação ao Moodle, Introdução aos princípios do Design Universal para Aprendizagem, Narrativas para decolonizar a educação – Bloco I e II e Programa de Acolhimento aos Servidores Ingressantes do IFS – TAE e Docentes.
No dia 06 de junho de 2024 foi publicada a portaria nº 259 da SERES/MEC conferindo ao IFS o credenciamento para oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Logo depois o Moodle do IFS foi atualizado para a versão 4.1.10 para ser gerenciado pela RNP por meio do Programa Conecta Rede, uma parceria entre o Ministério da Educação com a RNP, que visa promover a transformação digital das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
No dia 10 de outubro, o DEAD promoveu o EADay 2024, evento voltado para a promoção e discussão de avanços em educação a distância e tecnologias educacionais. No dia 31 de outubro ocorreu a Aula Inaugural do curso de Especialização em Docência na EPT, primeiro curso lato sensu ofertado pelo IFS em parceria com a UAB na modalidade a distância. Foram 200 vagas distribuídas em cinco polos ( Polo Estância – Campus Estância, Polo Colônia Treze/Lagarto – Campus Lagarto, Polo N. Sra. das Dores – Campus Itabaiana, Polo N. Sra. da Glória – Campus Glória e Polo São Cristóvão - Campus São Cristóvão).
Redes Sociais