Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Entrevistas Históricas
Início do conteúdo da página

Entrevistas Históricas

Escrito por Administrador | Criado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h27 | Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h27 | Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2023, 16h00

                 O Projeto Memorial IFS tem algumas iniciativas que definem a forma que a história da instituição será contada. Uma delas é uma série de entrevistas com  pessoas  que fizeram parte da história do IFS.

 

Alcioli

Alberto Acioli - Foi aluno, professor e ex-diretor da Escola Agrotécnica de São Cristóvão - SE. Natural de Divina Pastora. Nasceu em 19 de julho de 1952, ingressando na UFS em 1973 no curso de Licenciatura em Ciência Física e Biologia. Ingressou na Escola Agrotécnica em 1980, lecionando no ensino de 1º e 2º grau em biologia. Pertenceu ao conselho, sendo diretor da divisão de atividades técnicas, diretor substituto e diretor geral da instituição por duas vezes. Foi Diretor da antiga Escola Agrotécnica entre os anos de 1989 a 1993 e de 2002 a 2004. 

Sem título

   

 

 

 

 

 

Lenalda Dias dos Santos - é mestre e doutoranda em Educação. Iniciou na Escola Técnica Federal de Sergipe em 1976 na gestão de Irineu Martins, lecionando no PEBSETE, ensinando Ciências. Posteriormente por concurso, começou a lecionar Química e foi a primeira coordenadora do Curso de Química. Tornou-se diretora de ensino na gestão de José Alberto Pereira Barreto e foi eleita diretora para o quadriênio 1991-1995.

 

 

Maurício

Maurício Domingos dos Santos - nasceu em 26/12/1944, aluno da Escola Industrial de Aracaju, fazendo o curso de Eletrotécnica e tornou-se o professor do curso e coordenador do mesmo. Na gestão da Professora Lenalda foi Coordenador dos Cursos Extras (Informática e Segurança do Trabalho) e foi coordenador da Caixa Escolar Nilo Peçanha.  

José Augusto

José Augusto Andrade - Nascido em Capela, estudou no Oratório Festivo Nossa Senhora Auxiliadora. Entrou na Escola Industrial de Aracaju por indicação do diretor do Oratório Festivo. Estudou Tipografia e foi um dos membros da Radio Escola Industrial de Aracaju. José Augusto foi aluno durante a gestão de Pedro de Alcântara Braz e o seu primeiro emprego foi na Gráfica Nascimento, frequentou o Exército e prestou concurso para Petrobras, valorizando o ensino prestado pela Escola Industrial.

 

jairo 3

Jairo Alves de Almeida- Ex-aluno da Escola Industrial de Aracaju. Participou da Radio Escola Industrial de Aracaju onde foi locutor. Hoje é uma das maiores figuras do rádio sergipana.    

 

jose dos anjos foto

José dos Anjos - Desembargador e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Ex-aluno da Escola Industrial de Aracaju e Professor aposentado da Escola Técnica Federal de Sergipe.

 

 alfredo cabral

 Alfredo Cabral - Ex-aluno, tem formação em Medicina Veterinária e é Servidor Aposentado do Campus São Cristóvão.

 

IMAGEM YOUTUBE

Joarez Vrubel - Formando no curso técnico em Eletrônica no estado do Paraná, graduado em licenciatura no curso de Eletricidade e Engenharia Elétrica. Possui especialização em convênio com a França, cujo o objetivo era demonstrar aos participantes do programa como eram ofertados os cursos técnicos e a formação de professores no país. Mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do curso técnico em Eletrônica da ETFSE. Em 2005 por meio de eleições diretas, foi eleito Diretor-geral do CEFET/SE. A portaria MEC nº 40 de 08, de janeiro de 2009 torna-o 1º Reitor Pró-tempore do Instituto Federal de Sergipe.

 

 foto deyse 13

Dayse Vespasiano de Assis - Tornou-se servidora da Escola Técnica Federal de Sergipe, via concurso, em 1995, sendo lotada na Unidade Descentralizada de Lagarto, conhecida à época com UNED, no cargo de pedagoga e orientadora educacional. Entre 1995 a 2000, foi responsável pedagógica dos cursos de eletromecânica, informática e edificações. Em 2000 afastou-se por motivos pessoais e seu retorno ocorreu no ano de 2005. Acredita que por participar das duas últimas mudanças estruturais, transformação da escola em Centro Federal de Educação Tecnológico de Sergipe, e posteriormente Instituto Federal de Sergipe, a Instituição potencializou-se como referência do ensino profissional-tecnológico do Estado e, consequentemente, do País. No ano de 2014, foi designada como secretária da Comissão de Ética, conjuntamente com a função de pedagoga no curso de Química do Campus Aracaju, permanecendo até o ano de 2019, no qual se aposentou.

 

 1234

Vera Trindade Freitas (Ex-pedagoga) - Entrou na Instituição, via concurso, em 13 de setembro de 1993, cujo a direção era exercida pela professora Lenalda para o cargo de pedagoga. Lotada inicialmente na Coordenadoria de Química da Escola Técnica, as atividades desenvolvidas era a orientação dos professores na formulação dos planos de aula e na metodologia a serem aplicadas em sala de aula. Neste período, exercia um grande contato com as atividades instituídas do cargo como: a orientação de professores e alunos da escola, a exemplo nas frequentes reuniões do Conselho de classe da Coordenadoria, ou na Elaboração de metodologias a serem aplicadas em sala de aula. Durante sua trajetória a D. Vera passou por vários setores da instituição, entre este a Coordenação de Cursos Básicos de Extensão, que era responsável por celebrar convênios com empresas como SEBRAE, TELERGIPE, SESC, estes convênios possuía o objetivo de realizar na escola cursos básicos profissionalizantes de costura, pintor, serralheria, entre outros. Os cursos ofertados pela CATEC eram abastecidos com a cobrança de pequenos valores a serem aplicados no próprio curso, as mensalidades em inscritas no Caixa Assistencialista Nilo Peçanha. D. Vera, uma das propulsoras do Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (NAPEN), em 2002, com a participação na 1º comissão constituída para implementar a acessibilidade dos alunos especiais na instituição, a frete dessa atividade ficou até 2014, dedicando-se a cursos de libras, palestras sobre a acessibilidade e adaptação da escola que atenda todos os tipos de necessidades. Em 2014, foi transferida para o Diretoria de Assistência Estudantil (DIAE), onde encerrou seu ciclo na instituição no ano de 2019.

imagem 1

José Zacarias da Silva, natural de Alagoas, chega em Aracaju em 11 de janeiro de 1987. Logo após sua chegada empregasse na Escola Técnica Federal de Sergipe (ETFS), com a função de servente de obra no dia 27 de janeiro do mesmo ano. Continua ligado ao Campus Aracaju, responsável pelo serviço de manutenção e reparo. O seu dia a dia é marcado por um bom relacionamento com os alunos e colegas de trabalho, apensar de não trabalha diretamente com o serviço burocrático da Escola. Além de realizar algumas atividades esporádica ligados a Reitoria, quando solicitado.

Sergio

Sérgio Filgueiras é desde 2015, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). Foi Diretor Geral do Campus Tobias Barreto entre 2016 – 2019. Em sala de aula ministrou disciplinas como: Planejamento Empresarial e Governança Corporativa e Ética Empresarial; Administração de Compras e Recursos Materiais; Administração Geral; Português Instrumental. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA-UFS. Possui Graduação em Administração-UNIT (2006). Graduado em Formação Pedagógica para formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2010). Especialização em Docência para Educação Profissional (2013) pelo SENAC. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela FANESE (2011). Pós-graduado em EAD 2009 (Especialização em Educação à Distância) pelo SENAC. Pós-graduado em Didática do Ensino Superior pela PIO X (2010).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 890
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=6210