Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Memorial do IFS
Início do conteúdo da página

Memorial do IFS

Escrito por Administrador | Criado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h27 | Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 15h27 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 17h57

Apresentação do Memorial 

O Memorial é um projeto que contou com diversas iniciativas ao longo dos anos, a partir de 2016, a pedido do Magnífico Reitor a Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA), houve uma nova proposta de implantação do Memorial do IFS, foi instituído a comissão para o desenvolvimentos do trabalhos. O então presidente da Comissão e assessor executivo, elaborou um projeto para implantação do memorial com o objetivo de criar o memorial para preservação da história da educação agrícola e tecnológica de Sergipe.  

O projeto estabeleceu duas vertentes de trabalho, a implantação do memorial digital e do memorial físico. O primeiro voltado para preservação do acervo digital de fotos e exposição em página web, com links para outros acervos de interesse, como o Museu da Gente Sergipana, fotos históricas do Brasil, fotos antigas de Sergipe. Enquanto a segunda vertente consistia na conservação de bens físicos para a preservação da história do IFS.

Algumas propostas elencadas no projeto foram sendo desenvolvidas e com o término da comissão de implantação, a Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) assumiu a responsabilidade pela execução e continuação do projeto. Contratação de bolsista, entrevistas com servidores aposentados, disponibilização de fotos que foram cedidas pelo servidor aposentado Maurício Santos e o prof Amâncio Cardoso, que além das fotos nos deu acesso ao artigo de sua autoria “Da Escola de Aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909 - 2009” escrito na ocasião da comemoração dos cem anos da escola técnica, texto base para o início das pesquisas, foram algumas das ações propostas inicialmente.

A partir dessas ações, o Memorial do IFS foi institucionalizado com a publicação da portaria nº 1.685, 15 de junho de 2018 subordinado à Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo, vinculado à Coordenadoria dos Arquivos Histórico e Memorial, CAHISM. Na vertente do memorial físico, estão sendo recolhidas peças nos campi e recepcionadas doações, as peças estão sendo catalogadas e descritas. Como o memorial não conta com um espaço físico destinado para a exposição das peças, elas estão sendo acondicionadas em uma reserva técnica.  

Na vertente do memorial digital, estão sendo realizadas pesquisas históricas de forma que as informações coletadas possam ser disponibilizadas no site institucional. O nosso objetivo é transformar o site em uma fonte de pesquisa no que tange a educação técnica e agrotécnica.

Vale ressaltar que estas informações, guardam um recorte temporal sobre o funcionamento, os recursos, a didática e as nuances de cada instituição. Mas do que fazer um relato elas trazem ao público a oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre a própria história do Estado de Sergipe. A reconstrução da memória institucional requer paciência e colaboração de todos que fizeram parte dessas instituições.

Estamos disponibilizando neste site algumas entrevistas e fotografias, no entanto, não conseguimos identificar em grande parte do acervo lugares e pessoas, bem como, os fotógrafos responsáveis pelo registro dessas fotografias, assim, se você participou, identificou ou reconhece alguém em algum material, por favor, entre em contato conosco será um satisfação atendê-lo.

Ademais, estão sendo disponibilizados links com jornais da época, bem com uma linha do tempo da Escola de Aprendizes e Artífices e do Patronato São Maurício, coadunaram no IFS. Além disso, links para trabalhos que foram desenvolvidos por pesquisadores, referentes a essas escolas e o depoimento de pessoas que fizeram parte da história dessa instituição, tão nova enquanto Instituto Federal de Sergipe e tão histórica quanto a Escola de Aprendizes e Artífices e do Patronato São Maurício.

O Memorial do IFS têm como conceitos fundamentais:

Objetivo → Preservar a história da escola, dando continuidade a um projeto de preservação da memória que foi dado início com a formatação do memorial do IFS.

Missão → Preservar a história do IFS através de um projeto de preservação da memória para a valorização do patrimônio histórico da comunidade acadêmica.

Visão → Ser reconhecido pela valorização do patrimônio histórico do IFS.

 

Normativas do MIFS

CRIAÇÃO DO MEMORIAL DO IFS

O Memorial do Instituto Federal de Sergipe tem o papel social de promover a fruição, a educação, a produção de conhecimento, além de estimular a cidadania por meio do acesso a este bem público. E possui como missão preservar, pesquisar, dar acesso e divulgar o trabalho produzido pela escola no decorrer de sua história, desde a sua fundação em 1911 com a criação da Escola de Aprendizes e Artífices até a transformação em Instituto Federal de Sergipe.

PLANO MUSEOLÓGICO

plano museológico é um instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação desse espaço cultural na sociedade. A elaboração do plano está de acordo com o artigo 46° da Lei nº 11.904/09, que institui o Estatuto de Museus e dá outras providências.  Portanto, esse plano dá subsídios conceituais e técnicos, com a finalidade de definir, ordenar e priorizar os objetivos e ações de cada uma de suas áreas de funcionamento do Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

IDENTIFICAÇÃO DE BENS CULTURAIS MUSEALIZADOS OU PASSÍVEIS DE MUSEALIZAÇÃO DO MEMORIAL DO IFS

Diretrizes para declaração os bens culturais musealizados ou passíveis de musealização do IFS, orientações para procedimentos dos campi e da Reitoria e empréstimo de bens culturais. 

INTRODUÇÃO NORMATIVA 01/2022/CGPA/PROAD/IFS

Estabelece os procedimentos para aquisição, empréstimo e descarte dos bens do Memorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS.

 

Nossa Equipe

Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA)

Responsável: Manuela do Nascimento Silva

Coordenadoria de Arquivo Histórico e Memorial (CAHISM)

Responsável: Manuela do Nascimento Silva

Apoio: Larissa Coimbra

Auxiliar de Museu: Gabrielle do Nascimento Matos.

Bolsistas: Ingryd Maria de Aquino Cardoso e Brenda França Santos

Contatos:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Instagram: @ifsmemorial 

Facebook: @ifsmemorial

Telefones: (79) 3711.1878/1856

Endereço: Rua Francisco Portugal, 150. Salgado Filho. CEP: 49020-390 - Aracaju/Sergipe

 

Nossas Mídas

O Memorial do IFS também está no Instagram e no Facebook. Semanalmente são postados informações sobre a nossa instituição. 

Convidamos você a conhecer mais sobre nossa história e interegir conosco. 

 

logo insta   

@ifsmemorial

Instagram Memorial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Face

 @ifsmemorial

 Facebook Memorial IFS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 886
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=6203