Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Nossos Cursos > Superior > Bacharelado em Engenharia Civil
Início do conteúdo da página

Bacharelado em Engenharia Civil

Escrito por RAFAEL OLIVA DE SOUSA | Criado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 12h36 | Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 12h36 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2023, 10h59

BACHARELADO

Engenharia 04 2O Curso de Engenharia Civil do Campus Estância integra o ranking dos cursos considerados de excelência no ensino público do país, que se reflete num corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores. Desde que foi implantado, em 2014, tem contribuído com o desenvolvimento da região Sul ao formar profissionais capacitados a desempenhar funções nos mais diversos setores da economia.

O curso possui excelente infraestrutura, laboratórios e pesquisas de ponta, e recebeu nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Em 2018, foi reconhecido pelo MEC com conceito 4, considerado ótimo.

DIFERENCIAIS

O curso conta com uma infraestrutura de ambientes de ensino que possibilita a realização de atividades práticas desde o primeiro período e uma maior integração dos conhecimentos acadêmicos com a realidade da profissão.Engenharia 03

A matriz curricular é dotada de disciplinas de ementas modernas e voltadas para as práticas profissionais. Logo nos primeiros períodos, os alunos são incentivados a participar de pesquisas científicas e de extensão universitária por meio dos diversos laboratórios de práticas de ensino, bem como exercer estágios em empresas parceiras para a aquisição de vivência em atividades laborais da Engenharia Civil.

pontinhos

Engenharia 05 2

A formação do engenheiro civil habilita a projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma; analisar o solo e os efeitos das mudanças de temperatura na resistência dos materiais e a definição dos tipos de fundação; também permite especificar as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento; chefiar as equipes de trabalho e supervisionar prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança no canteiro de obras; possibilita ainda executar e fiscalizar obras, desenhos, serviços e produção técnica especializada, além de realizar consultoria, vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e estudo de viabilidade técnico-econômica, emitindo laudos e pareceres.

 

INFRAESTRUTURA DE LABORATÓRIOS

LAB MATERIAIS

Atividades desenvolvidas: práticas de materiais de construção, desenvolvimento de novos materiais e compósitos para a construção civil. São realizados ensaios de resistência dos materiais e do controle tecnológico do concreto e argamassas. O laboratório atende as práticas das disciplinas de Materiais de Construção, Tópicos Especiais de Materiais de Construção, Sistemas Construtivos e Patologia das Construções.

LAB MECANICA DOS SOLOS

Atividades desenvolvidas: práticas de mecânica dos solos com realização de ensaios para investigação geotécnica dos solos empregados na construção civil. São realizados ensaios de caraterização e resistência dos solos e estudos de geotecnia das edificações. O laboratório possui diversos equipamentos de última geração e está apto a atender a comunidade externa com realização de parcerias público-privadas.

LAB DESENHO TÉCNICO

Atividades desenvolvidas: possui uma área de 56 m² e está equipado para atender as necessidades pertinentes à aprendizagem de algumas áreas, destacando-se o ensino do Desenho Técnico e Geométrico e o Desenho Arquitetônico. O laboratório é dotado de pranchetas de desenho com réguas paralelas; maletas com réguas paralelas; materiais para desenho técnico, geométrico e arquitetônico, como esquadros, escalímetros, transferidores e objetos gerados em impressoras 3D para práticas de ensino. Também conta com equipamentos digitais de aferição (trenas a laser e medidores digitais de ângulo) adquiridos pelo projeto do Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia (EMAE), que, juntos, contribuem para a formação profissional dos estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações.

LAB LEHSA

Atividades desenvolvidas: ocupa uma área de 150 m² que acomoda bancadas para análises, construção e desenvolvimento de experimentos. Possui capacidade para realizar exame de potabilidade de águas, medição de fenômenos hidráulicos como perdas de carga e otimização de sistemas. Na área de efluentes, tem capacidade para determinação de sólidos fixos e voláteis, DQO, DBO, sulfeto, sulfato, amônia, fósforo, fosfato, pergamanato, ácido peracético, ozônio, nitrito, nitrato, molibdato, manganês, ferro, peróxido de hidrogênio, fluoreto, ácido cianúrico, cianeto, cobre, cromo, cloro, cloreto, cálcio, cromo, amônia e alumínio, além de realizar análise de compostos do biogás gerados em digestão anaeróbia. O LEHSA também possui estrutura para desenvolver tecnologias aplicadas a IoT baseadas nas plataformas single-board microcontroller (Arduino™) e single-board computer (Raspberry Pi).

LAB INFORMÁTICA

Atividades desenvolvidas: experiências de aprendizado que se baseiam em equipamentos especializados e relacionados a algumas áreas de especialidade da computação, tais como Introdução à Ciência da Computação e Engenharia de Software, assim como atividades de áreas afins da Engenharia Civil como, por exemplo o Desenho Assistido por Computador (CAD) e o Modelo da Informação da Construção (BIM).

LAB QUIMICA

Atividades desenvolvidas: compõe as práticas da disciplina de Fundamentos de Química e possui a finalidade de realizar experimentos na área de química analítica para subsidiar conhecimentos técnico-científicos das disciplinas profissionalizantes de Materiais de Construção e de Patologia das Edificações do curso de Engenharia Civil.

LAB FISICA

Atividades desenvolvidas: destinado às disciplinas de física experimental do curso de Engenharia Civil que buscam realizar experimentos contextualizados na área, de modo a agregar conhecimentos técnico-científicos para a formação profissional do futuro engenheiro civil.

LAB INOVAÇÃO

Atividades desenvolvidas: o HubLab é uma nova tendência de espaço laboratorial de conhecimento colaborativo que por definição é um espaço aglutinador com fomento ao empreendedorismo, inovação, incubação de startups, coworking entre grupos de pesquisa de diversas áreas do Campus Estância que se unem para proporcionar aos usuários um local de troca de ideias e conhecimentos práticos científicos, visando o desenvolvimento regional do conhecimento pessoal e profissional. O ambiente do HubLab potencializa o surgimento de ideias inovadoras que posam transformar a vida da comunidade no entorno do campus, bem como possibilita uma dinâmica de inovação aberta, em rede, colaborativa e ágil na comunidade acadêmica.

pontinhos vermelho

EMPRESA JR
SERCIVIL

Além dos laboratórios, o curso possui ainda a Empresa Júnior de Engenharia Civil do Campus Estância (SERCivil).

Fundada em 2017 e com sede na cidade de Estância/SE, a SERcivil é uma empresa júnior que tem por objetivo proporcionar experiências práticas aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil do IFS, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e alinhados à cultura empreendedora e ao espírito de liderança.

Professor responsável técnico:

Eng. Prof. José Carlos de Anunciação Cardoso Júnior

Mais informações: https://sercivilej.wixsite.com/home

MERCADO DE TRABALHO

A Engenharia Civil é uma das profissões mais valorizadas tanto no Brasil como no resto do mundo. O engenheiro civil é um profissional com uma noção ampla em cálculos matemáticos, física, gestão de projetos, planejamentos de serviços, gestão de pessoas e finanças, responsável pela estruturação de tudo que envolve a criação de uma cidade: moradia, saneamento básico e transporte.

Atualmente, engenheiros são profissionais requisitados não apenas na construção civil, mas também em várias áreas de atuação que envolvem gestão de projetos, gestão de pessoas e gestão financeira. Por isso, o engenheiro civil hoje é um profissional multifacetado e pronto para atender as demandas de mercados em constante mudança.

O que faz um engenheiro civil?

· Levantar casas, prédios e centros comerciais;

· Desenhar e criar todo o fluxo de transporte de água e esgoto para as diferentes regiões da cidade;

· Pensar e estruturar toda a malha viária das cidades e rodovias que ligam o país;

· Todas as estruturas em que pisamos e vivemos hoje são fruto da obra de algum engenheiro civil;

· Participam das pesquisas, do desenvolvimento e da concepção de projetos em diversas áreas.

O que se espera do futuro mercado de trabalho para engenheiro civil?

Sustentabilidade e construção:

O mercado moderno tem, cada vez mais, falado em sustentabilidade e em como tornar a nossa vida na terra mais harmoniosa com o ambiente em que vivemos. Engenheiros civis que trabalham com foco em sustentabilidade e construção têm grande oportunidade de se destacar nesse mercado.

Conhecimento de novos materiais:

Um mundo mais moderno e sustentável vai exigir do profissional engenheiro um grande conhecimento em novos materiais que podem ser utilizados na construção civil. Esses materiais devem ser: mais resistentes, menos poluentes, mais flexíveis e reutilizáveis.

Construções inteligentes e modernas:

Não adianta apenas ser capaz de construir uma estrutura. Para o engenheiro, será necessário que ela também seja inteligente e moderna, capaz de melhorar a relação entre a sociedade e o ambiente. Otimização de espaço, uso inteligente dos recursos naturais e controle automatizado de tarefas e dispositivos são algumas das opções de técnicas do futuro para esse profissional.

Conhecimento tecnológico e habilidade de adaptação:

O novo engenheiro civil deve estar sempre acompanhando o avanço da tecnologia nesse mercado. Por isso, o profissional que tem facilidade em se manter atualizado e compreender as novas tendências que chegam ao mercado vai se destacar com muito mais facilidade em qualquer área de atuação.

A Engenharia Civil é, portanto, a profissão do presente e do futuro em muitos aspectos. Quem chega nesse mercado de trabalho precisa estar pronto para enfrentar novos desafios e colocar seus conhecimentos em prática a serviço do desenvolvimento da sociedade.

VAGAS

 

 

Regime: semestral com 40 vagas anuais.

Carga horária: 3.795 horas relógio; 4.554 horas-aula.

Turno: vespertino e noturno.

Duração: 10 semestres.

 

PPC

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

 


A matriz curricular conta com disciplinas de ementas modernas e voltadas para as práticas profissionais. Logo nos primeiros períodos, os alunos são incentivados a participar de pesquisas científicas e de extensão universitária por meio dos diversos laboratórios de práticas de ensino do curso, bem como exercer estágios em empresas parceiras para a aquisição de vivência em atividades laborais da Engenharia Civil.

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1739
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=article&id=10334