Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias EAD > DEaD marca presença no 3° Congresso Nordestino de EaD
Início do conteúdo da página

DEaD marca presença no 3° Congresso Nordestino de EaD

Escrito por CRISTIANE SOBRAL SANTOS SILVA | Criado: Terça, 18 de Abril de 2023, 10h32 | Publicado: Terça, 18 de Abril de 2023, 10h32 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 12h39

Evento organizado pelos IFs Nordestinos IFBA, IFS, IF Sertão-PE, IFPE, IFPB, IFAL, IFRN, IFMA, IF Baiano, IFCE e IFPI.

Edson e Fred  

Nos dias 22, 23 e 24 de março, o chefe do Departamento de Educação a Distância do IFS, Frederico Chaves Sampaio Júnior, e o Coordenador de Tecnologias Educacionais, Edson Costa Filho, participaram do 3° Congresso Nordestino de EaD no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador. O Congresso teve como temática “A institucionalização da EaD e suas contribuições para o ensino presencial”.

participantes 3 cnead1

Na cerimônia de abertura, o Prof. Dr. Miguel Zamberlan (IFRO) e a Prof.a Dra. Vanessa Battestin(IFES) proferiram a palestra sobre A Institucionalização da EaD e a Hibridização do Ensino Presencial. No dia 23, houve mesa-redonda com os títulos: Acessibilidade na EaD, Institucionalização da EaD, Aprenda Mais - Plataforma de Moocs da rede federal e O panorama do Programa UAB do Nordeste a partir da atuação dos Institutos Federais com a presença dos representantes da CAPES, Luiz Lira e Carlos Estévam Marcolini. No período da tarde foram ofertados minicursos sobre a Acessibilidade, Metodologias Ativas e Gamificação na EaD. institucionalizar

   

No último dia, as atividades do III CNEaD abordaram diversos temas da modalidade EaD: Assistência estudantil, O panorama e as perspectivas dos polos UAB do Nordeste, O controle das fraudes nas cotas para negros: heteroidentificação racial, A Cultura Maker, Os recursos tecnológicos no processo avaliativo, A produção de material didático e A qualidade na EaD. Além disso, houve a submissão e apresentação de diversos trabalhos que serão publicados em Anais do Evento.

O evento reuniu a participação dos 11 Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia da região do nordeste brasileiro (IFBA, IFS, IF Sertão-PE, IFPE, IFPB, IFAL, IFRN, IFMA, IFeducação híbrida Baiano, IFCE e IFPI), oportunizando a professores, estudantes, pesquisadores da área de educação e instituições de ensino a distância uma experiência inovadora de descobertas de novos conhecimentos e ferramentas tecnológicas que revolucionarão o modelo de educação no Brasil, bem como a integração institucional por meio de discussões atinentes ao processo educacional. 

Para a realização e organização do evento foram criadas algumas comissões que se reuniam semanalmente, dentre as quais os servidores do Departamento de Educação a Distância do IFS fizeram parte.

  desafios contemporâneos1     

O Congresso foi marcado pela possibilidade de participação presencial e virtual por meio da transmissão pelo youtube da TV IFBA. A sede do próximo evento, o IV CNEaD, será o IFPB.        

perspectivas1

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 1113
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=356