Página inicial > Notícias EAD > PLA e EAD ganham destaque no XI Encontro Pedagógico Multicampi

PLA e EAD ganham destaque no XI Encontro Pedagógico Multicampi

Equipe da EaD marca presença no Encontro

O XI Encontro Pedagógico Multicampi do Instituto Federal de Sergipe ocorreu entre os dias 26 e 27 de fevereiro, com participação de gestores, professores e técnicos-administrativos da reitoria e dos 10 campi da instituição. A proposta deste semestre conseguiu ampliar as temáticas abordadas para tratar de Educação a Distância e de políticas educacionais voltadas para o retorno à sociedade, um exemplo é o curso PLA.

encontro ppla encontro pedag11

No dia 26, no auditório do Ministério Público do Estado de Sergipe, houve a conferência de abertura com a temática ‘Educação Profissional e Tecnológica: caminhos para a política educacional provedora de justiça social e do Desenvolvimento Socioambiental”, ministrada pelos professores Jaime de Medeiros e Alysson Barreto. O professor Jaime apresentou o curso FIC de Português como Língua Adicional - PLA ofertado pelo Departamento de Educação a Distância em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais ,como um projeto grandioso de responsabilidade social voltado para imigrantes e refugiados que queiram aprimorar o uso da língua portuguesa.

Conferência de encerramento

No dia 27 de fevereiro pela tarde, ocorreu a conferência de encerramento que abordou ‘EAD como oportunidade de inclusão social – a experiência da Universidade Federal de Sergipe com a UAB’, ministrada pelo Prof. Dr. Péricles Morais de Andrade Júnior, diretor do Centro de Educação Superior a Distância (Cesad) da UFS. Ele apresentou o modelo de educação à distância adotado pela Universidade Federal Sergipe, realizado em parceria com a CAPES e o Programa Universidade Aberta do Brasil desde 2007.

O coordenador do Cesad/UFS apresentou a estrutura e o funcionamento da EAD da UFS, além dos desafios do funcionamento da educação a distância, sobretudo a melhoria dos índices de sucesso dos cursos, de reprovação e de diplomação. Afirmou que é preciso abrir discussão sobre a EAD para os próximos anos, envolvendo, inclusive, instituições como o IFS que agora aderiu também ao Programa de Universidade Aberta do Brasil.

ead ufs2                   ead multicampi

“Precisamos quebrar essa dicotomia entre o presencial e a distância. A gente precisa chamar a atenção que a educação de distância não é educação especial, que é uma educação que é, obviamente, intermediada por meios de comunicação, sobretudo meios didáticos. Então, eu acredito que pode haver certa resistência por parte da comunidade, incluindo a realidade de que a modalidade EaD requer uma autonomia por parte do estudante. Para vencer estes desafios, temos repensado os polos presenciais, diversificado os materiais didáticos e discutido o papel docente com relação às práticas educacionais. Então a gente precisa investir muito em formação docente para a EaD”, destacou o professor.

O coordenador de EaD do Campus Socorro Lucas Antônio, a pedagoga Graziela Moura, o coordenador de tecnologias educacionais Edson Costa, o Pró-reitor de Ensino Alysson Barreto, a chefe do Departamento de EaD Valéria Maria e a técnica em assuntos educacionais Cristiane Sobral marcaram presença na conferência para prestigiar a brilhante palestra do professor Péricles.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=356