FAQ - Perguntas Frequentes Edital 04/2024
Perguntas Frequentes (FAQ) - Vaga de Tutor a Distância UAB
1.Quais são os requisitos para participar do processo seletivo?
- - Possuir experiência mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior.
- - Possuir disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da função pleiteada.
- - Possuir licenciatura em qualquer área do conhecimento.
- - Ter acesso à internet em sua residência e conhecimentos básicos de informática (Windows Office: Word, Excel e editores similares, além dos navegadores Web).
- - Nacionalidade brasileira ou, se estrangeiro, ser portador de visto temporário ou permanente, estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, com o serviço militar.
2. Como faço para me inscrever?
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
3. Quando posso me inscrever?
As inscrições serão do dia 16/08/2024 até dia 16/09/2024.
4. Quais documentos preciso enviar para me inscrever?
Deverão ser enviados os seguintes documentos digitalizados, em arquivo único, formato pdf, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., constando o seguinte título “Seleção Tutor/a AD UAB”, ESTRITAMENTE na ordem que se segue:
- - Formulário de inscrição preenchido (pode ser encontrado no Anexo II do Edital)
- - Diploma da graduação
- - Diploma da maior titulação
- - Comprovante de experiência docente mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior
- - Declaração de disponibilidade de horário (conforme Anexo IV do Edital)
- - Comprovante de experiência em EAD (tutoria/docência/gestão)
5. Quantas vagas serão ofertadas?
Será definido pelo Departamento de Educação a Distância (DEAD), de acordo com a quantidade de cotas de bolsas liberadas pelo Sistema Geral de Gestão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com base no total de alunos, ativos e matriculados, no Curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
6.Como é o processo de seleção?
O Processo Seletivo para a função de Tutor/a AD para o Curso de Especialização Docência na EPT a distância, será realizado em apenas uma etapa: Avaliação de títulos (Eliminatória e Classificatória). A análise será realizada por comissão de seleção designada para este fim, através de portaria da Reitoria do IFS. Na Avaliação de títulos serão observados os itens:
- - Titulação Acadêmica (eliminatório e classificatório)
- - Experiência no magistério do ensino básico ou superior (eliminatório e classificatório)
- - Experiência em EaD (classificatório).
7. O que acontece se houver empate?
Em caso de empate, terá preferência, para efeito de desempate, na ordem que se segue, o/a candidato/a que:
- - Possuir maior tempo de experiência em EAD
- - Possuir maior idade (ano, mês, dia).
8. Como sei se minha inscrição foi aceita?
A relação definitiva de inscrições deferidas será divulgada dia 23/09/2024 no endereço https://www.ifs.edu.br/editais-ead/editais-ead -2024-2.html.
9. Quando sai o resultado?
Será publicado o Resultado Preliminar dia 26/09/2024 e o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado para Tutor/a AD será divulgado após a conclusão da análise dos recursos, dia 30/09/2024 no endereço https://www.ifs.edu.br/editais-ead/editais-ead -2024-2.html.
10. Posso contestar o resultado?
Sim. Os recursos quanto ao resultado preliminar das fases de inscrição e resultado preliminar do processo seletivo deverão ser interpostos somente através de envio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., utilizando o formulário constante no Anexo I do Edital, assinado eletronicamente via portal GOV.BR e no formato PDF, no dia 27/09/2024.
11.Qual será a carga horária e o tipo de trabalho do Tutor/a AD UAB?
Os candidatos selecionados para a função de Tutor AD cumprirão carga horária de 20h semanais, sendo que os dias e turnos de exercício das funções serão acordados com a Coordenação do Curso e com o Departamento de Educação a Distância. Quanto ao tipo de trabalho, o tutor deve:
- - Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e o cursistas
- - Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso
- - Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes
- - Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes
- - Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes
- - Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela Instituição de Ensino
- - Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenadoria de tutoria
- - Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável
- - Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e dar retorno às solicitações dos cursistas no prazo máximo de 24 horas
- - Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos, em especial na aplicação de avaliações.
12. Qual é a remuneração para o cargo de Tutor/a AD UAB?
O valor da bolsa UAB/CAPES para Tutor/a é de R$1.100,00.
13. Como posso obter mais informações ou tirar dúvidas?
Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais detalhes, consulte o edital completo no site https://www.ifs.edu.br/editais-ead/editais-ead-2024-2.html.
14. O tutor AD executará alguma atividade presencial?
Sim, de acordo com o item 10.2 do Edital, o tutor terá que apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos.
Redes Sociais