Página inicial > Notícias Prevenção > Esterilizadores por radiação UV-C são entregues a instituições de saúde
COMBATE À COVID-19

Esterilizadores por radiação UV-C são entregues a instituições de saúde

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Terça, 16 de Junho de 2020, 12h06 | Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 12h06 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 08h54

Entrega rodos 1Equipe está sendo treinada para manusear o equipamento produzido pelo IFS, que é capaz de eliminar germes e vírus

Por Adrine Cabral

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) está em fase de distribuição de 20 rodos para esterilização por radiação UV do tipo C a instituições de saúde de Sergipe. Ao receber o equipamento nos dias 12 e 19 de junho, os profissionais responsáveis estão passando por um treinamento com professores do IFS e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para aprender o manuseio correto, aproveitar ao máximo a sua capacidade e manter a segurança do usuário.

Entrega rodos 3Inspirado num equipamento já desenvolvido pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), o rodo de radiação UV-C possui, em sua base, uma lâmpada que pode eliminar diversos tipos de germes, como protozoários, bactérias e vírus. De acordo com o autor do projeto e professor de Física do IFS - Campus Aracaju, Adeilson Pessoa de Melo, já há estudos que atestam a eficiência dessa radiação para descontaminar ambientes com segurança, desde que atenda a algumas especificidades.

“Antes de levar o equipamento para suas instituições, os responsáveis pelo manuseio passam por um treinamento porque eles irão trabalhar com um material que expõe uma radiação direta prejudicial à saúde humana, se manuseada incorretamente durante o tempo em que a luz estiver em ação. Com a devida proteção, como a utilização de luvas, óculos de proteção UV, avental de manga comprida, calças e sapatos, o equipamento pode ser utilizado sem riscos e ainda auxiliar na prevenção à proliferação de diversas doenças”, ressalta o professor Adeilson.

Entrega rodos 4Segundo o autor do projeto, o rodo UV-C foi desenvolvido especificamente para ser utilizado em pisos. Mas, mantendo a higiene, a distância e o tempo de exposição indicados, o equipamento pode ser usado para desinfectar mascaras, aventais, paredes e outras superfícies. Em função desses benefícios, 20 instituições de saúde de Sergipe se habilitaram para receber uma unidade do rodo desinfectante e enviar dois representantes, cada uma, para o treinamento.

Qualidade no atendimento

Uma dessas organizações foi o Hospital de Cirurgia, que é uma instituição filantrópica e, por isso, totalmente dependente de recursos públicos e da ajuda da sociedade. Na análise de Márcia Guimarães, enfermeira e interventora judicial do Hospital de Cirurgia, as doações feitas pelo IFS estão fazendo a diferença nesse momento de emergência de saúde pública e podem auxiliar o hospital até mesmo a longo prazo.

Entrega rodos 2“Até o dia 15 de junho, já recebemos um total de 148 pacientes positivados para a Covid-19 e os materiais doados pelo IFS têm um impacto grandioso na melhoria de atendimento seja na segurança dos trabalhadores ou na higienização do ambiente. E esse equipamento de radiação UV-C continuará nos ajudando a aniquilar germes, bactérias e vírus mesmo quando tudo isso passar”, ressalta a interventora do hospital, que disponibiliza o maior número de leitos para os casos de Covid de toda a rede filantrópica estadual.

Como funciona

Os rodos produzidos pelo IFS possuem lâmpadas de radiação ultravioleta tipo C instaladas na base do equipamento, a uma distância de 1,2 centímetros do solo. Nessa distância, o rodo oferece uma dose de radiação capaz de matar todos os vírus conhecidos, exceto o rotavírus e o da poliomielite. O custo da produção de cada equipamento é de R$ 500, com recursos disponibilizados pelo IFS, contando a fabricação do cabo de aço, a compra da lâmpada e a instalação elétrica.

Entrega rodos 5Além de representantes do Hospital de Cirurgia, receberam o equipamento e participaram do treinamento na última sexta-feira, dia 12, trabalhadores do Hospital Renascença, Hospital Regional de Estância, Hospital Regional de Propriá,  Maternidade Nossa Senhora de Lourdes,  Maternidade Santa Izabel, Hospital de Campanha de Nossa Senhora do Socorro, Unidade de Pronto Atendimento Vereador Jairo Joaquim Santos e a Unidade de Atendimento para Coronavírus em Itabaiana. Por fim, no dia 19, representantes de mais 11 instituições receberão um equipamento cada e passarão por treinamento.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461