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NOVOS DESAFIOS

Tecnologias digitais inovadoras serão adotadas no ensino remoto do IFS

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 19h55 | Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 19h55 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 10h15

Recursos tecnológicos usados pelos professores incluem games, programas de simulação de atividades em laboratórios e aplicativos de realidade virtual

Por Carole Ferreira da Cruz

Falstad um simulador de circuitos que roda no navegador do computadorO uso adequado de softwares e ferramentas como facilitadores do ensino remoto emergencial tem sido uma das prioridades do Instituto Federal de Sergipe (IFS). A estratégia adotada foi investir em capacitação para que professores, coordenadores de cursos e equipes de apoio possam estar aptos aos desafios que a nova modalidade educativa impõe e estimular apropriações inovadoras dos recursos tecnológicos com o objetivo de garantir a qualidade do aprendizado.

Kahoot gera um ranking com as pontuações dos alunosA criatividade, a inovação e o talento na utilização das tecnologias digitais para atrair o interesse do estudante, melhorar seu desempenho e fomentar o conhecimento vêm abrindo caminho para que o IFS construa expertise numa área que, até pouco tempo, estava distante das suas práticas pedagógicas. O ferramental a disposição dos professores inclui programas de simulação das práticas em laboratórios, aplicativos de realidade virtual, uso de games e demais opções lúdicas para estimular a aprendizagem.

Nos quase seis meses de suspensão do calendário acadêmico em função da crise sanitária mundial, foram ofertados inúmeros cursos com o apoio de instituições parceiras. A contribuição decisiva veio do Instituto Paramintas - referência nacional em ações socioeducativas aliadas à tecnologia -, que preparou os servidores do IFS para usar as ferramentas do G Suite For Education (Google Classroom, Google Meet e Google Drive, entre outros).

Além de vantagens como armazenamento ilimitado, facilidade em compartilhar documentos e corrigir tarefas, incentivo à colaboração e promoção da integração, os programas do G Suite podem ser associados às funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA) para o planejamento e a avaliação continuada. Os conhecimentos adquiridos nas capacitações vão possibilitar ainda a criação de videoaulas, assim como a realização de testes com respostas on-line e de videoconferências.

Professora Stephanie Kamarry vai apostar nos simuladores e aplicativos de realidade virtualjpegA professora do Campus Lagarto, Stephanie Kamarry, pretende adotar as ferramentas do G Suite para a gestão das turmas e, com o objetivo facilitar a comunicação e registrar as aulas, o WhatsApp e o SIGAA. “Essa formação que o IFS proporcionou foi muito completa e consegui abrir meu leque de conhecimento sobre as ferramentas do Google. Todas as minhas turmas já estão no Google Classroom e pretendo criar um ambiente virtual de aprendizagem, mas ainda estou investigando a ferramenta ideal”, informou.

Simuladores

Imagem do ROS um simulador de robótica que será usado no Campus LagartoComo alternativa às atividades práticas, Stephanie Kamarry vai trabalhar com dois recursos: simuladores de código aberto (gratuitos) com portabilidade para celular específicos para cada disciplina ministrada, a exemplo de robótica e eletrônica; e aplicativos para que os alunos vivenciem uma experiência de realidade virtual como se estivessem dentro do laboratório. A realidade aumentada integra as pesquisas que a professora desenvolve no Laboratório de Inovação e Criatividade (Labic) do Campus Lagarto.

Estudante André Filipe acertou 100 das questões e bom aprender se divertindo. Foto Arquivo PessoalO professor do Campus Estância, Roberto Macena, também fará uso dos softwares de simulação gratuitos. “Os simuladores são muito utilizados nas aulas práticas, visto que ajudam a desenvolver o pensar lógico e familiarizam o aluno sobre o tipo de solução encontrada para as problemáticas que envolvem o curso. Com o ensino remoto, tivemos que adaptar nossas aulas e o uso dessa tecnologia será indispensável, pois permite visualizar as práticas em realidade virtual e aproxima os conteúdos abordados com a prática do dia a dia”, enfatizou.

De acordo com Roberto Macena, existem diversas possibilidades de simulação nas áreas de eletrotécnica e energias renováveis, que são sua especialidade. “As empresas já estavam no processo de desenvolvimento da tecnologia para o uso em laboratório e, com a pandemia, esse processo foi acelerado. Várias empresas, como Exsto, DeLorenzo, WEG, Shineider e Siemens e Festo, já possuíam simuladores disponíveis e desenvolveram novas possibilidades para o atual período”, explicou.

Telmo Oliveira diz que gamificação é um poderoso recurso para a educaçãojpgGamificação

A aposta das disciplinas de informática para incrementar o ensino remoto tem sido a adoção de games e recursos tecnológicos lúdicos.  O professor do Campus Tobias Barreto, Telmo Oliveira de Jesus, irá utilizar ferramentas como kahoot e mentimeter, testadas com bons resultados após a suspensão do calendário acadêmico, para promover competições entre os estudantes. “A gamificação na educação tem se tornado um elemento poderoso para tornar as aulas mais divertidas e atraentes”, destacou.

Segundo a professora do Campus Estância, Jamille Silva Madureira, o kahoot gera um ranking com as pontuações dos estudantes que responderam as questões corretamente e no menor tempo possível. “É um site que o professor pode elaborar um quiz com o conteúdo da disciplina e enviar o link das perguntas para os alunos responderem. O próprio Kahoot corrige e dá a pontuação. Usei durante o acompanhamento remoto e eles gostaram, ficaram cobrando a divulgação do ranking”, contou.

Professora Jamille Madureira usará o game Kahoot para promover o aprendizadojpegAs competições são desafiadoras e incentivam a auto superação. André Felipe, do curso de Edificações do Campus Estância, embora nunca tenha estudando informática antes de ingressar no IFS, conseguiu acertar 100%das questões e viu nos jogos um caminho divertido para ampliar os conhecimentos na disciplina. “Achei bom por que a gente aprende sem se cansar muito e ainda por cima se diverte”, afirmou.

O IFS investiu R$ 1,5 milhão na compra de 3 mil tabletes para garantir as condições necessárias ao aprendizado dos estudantes em situação de vulnerabilidade social durante o ensino remoto emergencial. Mais da metade dos equipamentos (1905 unidades) já chegou e a outra remessa será entregue na próxima semana.  A conectividade também está garantida: a partir deste mês começará a ser pago o Auxílio Emergencial de Inclusão Digital no valor de R$ 60, que permitirá o acesso à Internet e os estudos em casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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