Página inicial > Notícias Prevenção > Equipes multidisciplinares do IFS preparam comunidade para a volta às aulas
ENSINO REMOTO

Equipes multidisciplinares do IFS preparam comunidade para a volta às aulas

Escrito por ALICE DOS SANTOS SILVA | Criado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 12h12 | Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 15h34 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 09h04

As atividades remotas contemplam jornadas pedagógicas, acolhimento dos estudantes e aula inaugural

Por Alice Santos

Matéria AliceO Instituto Federal de Sergipe (IFS) nos últimos meses vem se preparando para dar início às aulas de forma remota em decorrência da pandemia de Covid-19. O instituto tem se empenhado na capacitação de professores em parceria com outras instituições de ensino, na produção e aquisição de materiais e na oferta de auxílio internet aos alunos em situação de vulnerabilidade. Às vésperas do início da nova modalidade, programada para iniciar em todos os campi no dia 14 de setembro, exceto Itabaiana onde as aulas já começaram, equipes de professores, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais organizam jornadas pedagógicas e acolhimento aos estudantes.

WhatsApp Image 2020 09 03 at 11.44.04No Campus Tobias Barreto, a Jornada Pedagógica acontecerá nos dias 08 e 09 de setembro. A programação trará professores de outras instituições do município que já estão aplicando o ensino remoto para compartilhar experiências e aprendizados. De acordo com o gerente de Ensino do campus, o professor Diego Armando, a jornada tem como foco específico o contexto e os aspectos dessa nova estratégia pedagógica para o ensino remoto, mas sem esquecer da humanização dos professores. “A gente entendeu que seria interessante proporcionar um espaço de debate entre os docentes, por isso o primeiro dia será mediado pela psicóloga e pela assistente social para que os professores falem sobre suas angústias e ansiedades”, explica o gerente.

No segundo dia de evento a professora do curso técnico em Comércio, Wanusa Campos Centurión, ofertará a oficina “Práticas de Ferramentas Tecnológicas de Apoio à Aprendizagem no Ensino Híbrido”, que será aberta a docentes de outros campi e instituições externas. A programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no SispPubli

Acolhimento ao estudante

O evento de Acolhimento aos estudantes no Campus Lagarto vai acontecer entre os dias 09 e 11 de Setembro, com uma programação que contará com apresentações musicais, informes da gestão do campus, orientações sobre o atendimento da equipe multdisciplinar e do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Específicas (Napne), além de outras informações que serão fundamentais para os alunos se prepararem para as atividades remotas. De acordo com a Gerente de Ensino Básico e Técnico, Carla Norma Correia, além de explicar como funcionará o ensino remoto, o foco é a humanização no contato com o estudante. “O objetivo é acolher nosso aluno, recebê-lo de uma forma cuidadosa e carinhosa, mostrando como nosso trabalho será desenvolvido e deixando claro o quanto ele, enquanto ser humano, é importante para nós e como nos preocupamos com ele. Alguns alunos enfrentaram perdas de familiares e muitas famílias foram desestruturadas economicamente e psicologicamente. É dever da escola acolher esses alunos da melhor forma possível, de maneira profissional e humana”, explica a professora.

WhatsApp Image 2020 09 01 at 12.14.47

WhatsApp Image 2020 08 31 at 09.31.07No Campus de Nossa Senhora do Socorro, a Semana de Acolhimento e Formação para o Ensino Remoto vai acontecer nos dias 04, 09, 10 e 11 de setembro e, além de informar sobre as regas do IFS para o ensino remoto, também trará espaços para a discussão da autonomia e organização dos estudos. Em Tobias Barreto, o Acolhimento aos alunos será nos dias 09, 14 e 15 de setembro. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no SispPubli.

Já no Campus Propriá acontece no dia 10 a aula inaugural do ensino remoto “Distantes, mas não separados, isolados, mas não sozinhos”, também com foco em auxiliar e acolher os estudantes. No Campus Estância, foram programadas duas lives de Acolhimento para os dias 9 e 10 de setrembro. Em Glória, a acolhida aos alunos será no período de 8 a 11. Em São Cristóvão, ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro o encontro "Ensino remoto em contexto: conversando com pais e alunos", encerrado com a live das cantoras Maria e Milena. No Campus Aracaju, próxima terça, dia 08, acontecerá uma reunião para definir as atividades de preparação dos estudantes para a volta às aulas.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461