Página inicial > Notícias Prevenção > Escuta Pontual completa um mês de auxílio aos servidores
SAÚDE MENTAL

Escuta Pontual completa um mês de auxílio aos servidores

Escrito por CAROLE FERREIRA DA CRUZ | Criado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 13h29 | Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 13h29 | Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h25

Escuta pontual banco de imagensProcura por apoio emocional foi expressiva e o serviço deve continuar mesmo após a pandemia de Covid-19

Por Adrine Cabral

O serviço de Escuta Pontual, oferecido pelo Programa Bem Me Quer, completou um mês de atuação. Durante esse período, diversos servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) buscaram essa oportunidade de apoio emocional de forma individual e em um único encontro no auxílio aos mais diversos desconfortos de ordem psicológica durante o distanciamento social devido à pandemia de Covid-19. Apenas 20% das solicitações de agendamento foram canceladas ou adiadas pelos inscritos.

Segundo a coordenadora de atenção psicossocial ao servidor do projeto Bem Me Quer, Simone Maidel, embora a Escuta Pontual tenha sido iniciada recentemente, sua relevância é notada diante dos assuntos tratados, tais como depressão, ansiedade, assédio, pensamentos suicidas, orientação quanto à psicoterapia e auxílio para organização da nova rotina. Diante desse primeiro balanço, decidiu-se manter o serviço de atendimento pontual mesmo após a pandemia.

“O objetivo da Escuta Pontual é fornecer um ambiente seguro e sigiloso para tratar qualquer assunto trazido pelos servidores, especialmente aspectos que estejam aborrecendo, preocupando ou estressando no dia a dia, de modo que durante a escuta possam falar livremente sobre isso e obter alguns esclarecimentos, possam entender melhor a situação que estão passando, possam pensar alternativas de enfretamento e também em possibilidades para aumento de repertório comportamental diante destas situações” , ressalta Simone Maidel. Ela é professora do IFS e realiza as escutas.

Sobre o serviço

Apesar de não se caracterizar como psicoterapia por ocorrer em apenas um encontro, a Escuta Pontual possui um caráter terapêutico à medida que oportuniza que o servidor tire um tempo para si e para repensar como está, bem como, para que possa falar e se ouvir buscar crescimento pessoal e melhoria de qualidade de vida. Trata-se de um serviço gratuito disponibilizado para todos os servidores que estejam passando por um momento difícil ou não e que estejam dispostos a compartilhar seus anseios, preocupações, aflições ou um desabafo e, assim, entender melhor o momento o qual estão passando.

Atualmente, o projeto Escuta Pontual é realizado on-line por meio do Google Meet todas as quartas e quintas-feiras, manhã ou tarde, mediante inscrição e agendamento prévio. Para participar, o interessado deve preencher o formulário de agendamento.

Clique aqui para acessar e enviar o formulário de agendamento da Escuta Pontual.

LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=461