IFS divulga material para auxiliar educadores na inclusão de alunos com deficiências
Objetivo é instrumentalizar docentes e equipes no processo de inclusão de suas atividades
O Instituto Federal de Sergipe, por meio do Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (NAEDI), divulga um material composto por 10 slides para auxiliar educadores a fazerem apresentações mais acessíveis. Além disso, o setor orienta que professores e técnicos acessem o Plano de Ensino Individualizado.
De acordo com Adriana Araujo de Lisboa, assistente Social do NAEDI e membro da Comissão do RAPI., o objetivo do PEI é instrumentalizar docentes e equipes no processo de desenvolvimento de um Plano educacional personalizado que atenda às demandas educacionais dos (as) estudantes com deficiência ou necessidades específicas, promovendo sua inclusão e igualdade de oportunidades na EPT.
“O profissional de educação, elabora o PEI a partir de uma avaliação prévia do (a) estudante; deve implicar a participação do setor de pedagogia, psicopedagogia e demais profissionais especializados, além da família; considerar as habilidades, desenvolvimento biopsicossocial, acadêmico e interesses do (a) estudante. As etapas de elaboração do PEI, consistem em: conhecer o aluno, estabelecer metas, elaborar cronograma de atendimento e avaliar”, explica a assistente social.
O material foi elaborado pela psicopedagoga Alzira Maria Carvalho Leite que, no momento da elaboração fazia parte da equipe do NAEDI e da comissão, a partir de pesquisas sobre a temática. A ideia de tornar essas dicas acessíveis partiu de discussões realizadas nas reuniões da comissão, o intuito foi que o material ficasse mais acessível para a comunidade.
Os profissionais podem encontrar mais dicas e recursos pedagógicos buscando as equipes dos NAPNEs de seus campi e a equipe do NAEDI.
Redes Sociais