Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > IFS instala 593 pontos de acesso Wi-Fi e amplia sua cobertura de internet
CONECTIVIDADE

IFS instala 593 pontos de acesso Wi-Fi e amplia sua cobertura de internet

Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2024, 16h30

Documento de Geraldo BittencourtCampus São Cristóvão lidera expansão com 192 novos equipamentos

O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), instalou 593 novos pontos de acesso Wi-Fi na Reitoria e em seus 10 campi. Com um financiamento superior a R$ 2,6 milhões, obtido através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a iniciativa foi projetada para atualizar e expandir a infraestrutura de rede, além de aumentar a velocidade do serviço, de modo que uma melhor experiência de conectividade seja ofertada para os membros da comunidade acadêmica.

De acordo com Marcos Pereira dos Santos, diretor de tecnologia da informação do IFS, os novos pontos de acesso Wi-Fi foram determinados com base em um questionário e na planta de cada campus e depois foram distribuídos estrategicamente em cada unidade. “Desde o início do mês de fevereiro, as instalações estão sendo realizada de forma gradativa com a disponibilização gradual da nova infraestrutura de rede, levando em consideração a disponibilidade de mão de obra para instalação dos dispositivos em cada campus”, explica o diretor. Além da ampliação da cobertura e velocidade, o projeto também visou melhorar a capacidade e resiliência da infraestrutura de rede sem fio, de modo a garantir um serviço mais estável e confiável em todos os campi. Está em andamento uma nova modelagem que visa facilitar o acesso à navegação na rede Wi-Fi, inclusive para visitantes.

02O Campus São Cristóvão foi o principal beneficiário da expansão da rede Wi-Fi, com 192 novos dispositivos. O projeto enfrentou desafios significativos devido à distribuição geográfica extensa dos setores do campus e à complexidade da infraestrutura de rede existente. “Mais pontos de acesso à internet facilitará a comunicação dentro do campus, pois temos dificuldade de sinais das operadoras de telefonia móvel, e a rede de Wi-Fi permitirá nossa comunicação a partir das chamadas de áudio e vídeo em aplicativos de mensagem”, explica o diretor-geral do Campus São Cristóvão, Marco Arlindo Melo Nery, que também destaca: “A ampliação do acesso e o aumento da velocidade da internet vai possibilitar que nos locais onde ocorrem a maior parte das atividades didático-pedagógicas passem a ter uma cobertura de internet que possibilite aos docentes, por exemplo, a diversificação de metodologias de ensino e, aos estudantes, a possibilidade de otimizar seus trabalhos a partir do acesso à web”.

Além do Campus São Cristóvão, outros campi do IFS também tiveram melhorias expressivas em suas infraestruturas de rede. O Campus Aracaju foi equipado com 76 novos pontos de acesso, seguido pelo Campus Lagarto com 88, e pelo Campus Glória, que recebeu 49. O Campus Itabaiana incrementou sua capacidade com 44 novas conexões. Além dessas expansões, os campi Socorro, Tobias Barreto, Poço Redondo, Estância e Propriá tiveram fortalecidas as suas redes com 15, 16, 18, 33 e 12 pontos, respectivamente. Por fim, a Reitoria teve um acréscimo de 50 novas unidades.