Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > Projetos do IFS recebem selo que reconhece compromisso com a sustentabilidade
AGENDA 2030

Projetos do IFS recebem selo que reconhece compromisso com a sustentabilidade

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2024, 16h08

2Premiação ocorreu durante o evento que celebrou os 20 anos do Movimento ODS

Transformar resíduos orgânicos em adubo de alta qualidade, melhorar a precisão no diagnóstico de câncer de mama, proteger e restaurar manguezais e reutilizar banners em lona. No último dia 12 de junho, no Teatro Atheneu, essas iniciativas do Instituto Federal de Sergipe (IFS) foram agraciadas com o Selo ODS durante o evento que comemorou dos 20 anos do Movimento ODS. A premiação reconheceu os diversos segmentos estaduais que contribuem para o alcance das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Agenda 2030 da ONU estabelece 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável – entre os quais a erradicação da pobreza, educação de qualidade, ação climática e proteção da vida terrestre – e 169 metas interconectadas, a serem alcançadas até o final da década. O Selo ODS, portanto, incentiva as organizações a alinharem suas práticas com essas metas globais e reforçarem o compromisso com um futuro mais sustentável e justo. “O recebimento do Selo ODS, através dos projetos desenvolvidos pelos professores dos campi Estância, Aracaju e Lagarto, evidencia a importância do trabalho realizado na área da sustentabilidade e mostra que o IFS está no caminho certo”, aponta José Osman dos Santos, pró-reitor de pesquisa e extensão.

Um dos projetos premiados mencionados pelo pró-reitor foi “Melhoramento de imagens mamográficas”, desenvolvido por Hamona Novaes dos Santos, do Campus Estância, e André Luís Nogueira, do Campus Lagarto. A pesquisa também envolve alunos dos cursos de nível médio e superior do IFS e já resultou no desenvolvimento de um programa de computador. “Este software é importante por melhorar e simplificar a identificação de achados radiológicos, tornando mais fácil realizar a detecção do câncer de mama”, destaca Hamona Novaes dos Santos.

3Outra iniciativa que recebeu a premiação foi o COMPOSTIFS, que tem à frente Aline de Jesus Sá, também docente do Campus Estância. Este é o segundo reconhecimento do projeto, que se relaciona com a coleta de resíduos orgânicos no IFS e a reciclagem através da compostagem, uma técnica que transforma restos de comida e folhas em adubo natural. “Já realizamos mostras, oficinas e minicursos e alcançamos com as nossas atividades mais de 30 instituições”, explica Aline, que destaca o alcance de mais de meia tonelada de resíduos já coletados desde o início do projeto.

Os outros dois projetos agraciados com o Selo ODS foram o "Ecotech: Guardiãs do Manguezal", que foi desenvolvido por Márcia Santos e busca envolver a comunidade local na proteção e restauração dos manguezais, ecossistemas essenciais para a biodiversidade e o combate às mudanças climáticas; e o "Reutilização de Banners em Lona na Confecção de Produtos Sustentáveis", liderado por Sheilla Costa, que visa transformar banners descartados em produtos úteis e, deste modo, promover a economia circular e reduzir o impacto ambiental dos resíduos.