Página inicial > Últimas Notícias > Inovação > Iniciativa inédita do IFS, Portaria Eletrônica será lançada oficialmente no próximo dia 15

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 29 de Fevereiro de 2016, 14h57 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
documentos-ecologico2Com o objetivo de adequar ainda mais a gestão institucional às boas práticas de sustentabilidade e aos modernos processos organizacionais, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) vai descartar os papéis e passar a emitir portarias apenas em formato eletrônico. O lançamento oficial da iniciativa, pioneira no Brasil, será realizado no próximo dia 15 de março, às 10h, no auditório do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Resultado do esforço da atual gestão, a Portaria Eletrônica torna mais fácil a emissão dos documentos e também a consulta. Com acesso facilitado através de um módulo exclusivo no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), é possível acessar o boletim atual, listar antigos ou efetuar busca em documentos através da escolha adequada de parâmetros. A mudança também vai permitir que o servidor cujo nome conste em alguma portaria seja avisado imediatamente, eliminando, assim, a necessidade de verificação diária do documento.

Agora é oficial

O lançamento da Portaria Eletrônica culminou também com o aperfeiçoamento do uso do e-mail institucional. Além de receber e enviar informações diversas, as mensagens recebidas através do correio eletrônico do IFS passaram a ser documento oficial de notificação de servidores, conforme validação do Colégio de Dirigentes. A utilização estratégica das duas ferramentas vai tornar o desenvolvimento e a publicação das portarias, bem como a notificação dos servidores citados, tarefas mais simples e rápidas – contribuindo, sobremaneira, para a eficiência, a eficácia e a economicidade da administração pública.

Além da obediência aos princípios constitucionais da administração pública, o lançamento da portaria eletrônica e o uso e-mail institucional como documento oficial de notificação cooperam para a conservação do meio ambiente e atendem às mais atuais práticas de sustentabilidade. As iniciativas do IFS, que possui cerca de mil servidores - entre técnicos administrativos e docentes -, visam contribuir com a redução do consumo de papéis e incentivar o uso adequado da tecnologia da informação.

De acordo com o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, haverá um expressivo ganho institucional para o IFS em virtude da desnecessidade de utilização de papel na emissão de portarias e notificações de servidores, além da importante adequação das práticas aos princípios da sustentabilidade. "Será um marco para a nossa Instituição, que vai ser a pioneira, entre todos os institutos federais, na utilização da portaria em formato eletrônico", comemora.

O desenvolvimento das ações teve como parceira a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Confira o Regulamento de Utilização do Email Institucional

Passo a passo para solicitar um informativo para o boletim de serviços