Núcleo de Inovação Tecnológica do IFS participa do fórum nacional de gestores de inovação
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) participou, entre os dias 10 e 13 de maio, da 10ª edição do encontro anual do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), que aconteceu em Cuiabá (MT). Um dos objetivos do evento é estimular a capacitação profissional dos que atuam nos núcleos das instituições e fomentar o intercâmbio de informação.
A coordenação do NIT do IFS é realizada pelo Professor Luiz Alberto Cardoso dos Santos. Para ele, a participação no Fortec é importante para manter a Instituição atualizada acerca das melhores práticas do setor. "Foi importante por permitir a troca de experiências diante das várias realidades vivenciadas nas diversas regiões do país", explica. O professor destaca ainda que, durante o evento, foram abordadas temáticas como Cidades Sustentáveis e Patentes Verdes, Ecossistemas Locais de Inovação, além das novas legislações em biodiversidade e ciência, tecnologia e inovação.
O NIT existe desde 2008 e é responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerada no IFS. Para isso, o órgão atua na área de propriedade intelectual, patente de invenção, marcas, desenho industrial, indicação geográfica e proteção de cultivares. O reflexo do trabalho pode ser visualizado através do ranking brasileiro de propriedade intelectual, no qual o IFS está posicionado no quarto lugar em registro de patentes e primeiro em registro de marcas.
Assista à reportagem produzida pela IFS TV durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia sobre registro de patentes
Redes Sociais