Plataforma educativa implantada no IFS reduz distância entre professor e aluno
Servidores estão sendo treinados para explorar os recursos das novas ferramentas digitais
A realidade na educação brasileira até pouco tempo atrás não permitia que a relação ensino-aprendizagem ultrapassasse o momento em que a sirene tocava na escola. Após o fim da aula, alunos e professores se afastavam e tinham novo contato, às vezes, até uma semana depois. A tecnologia avançou e trouxe à educação novas e promissoras perspectivas – como a interação constante entre os envolvidos no processo educativo e a troca de conhecimento acadêmico em tempo real. E são justamente essas as possibilidades que se descortinam agora no Instituto Federal de Sergipe (IFS) com a adesão do pacote de ferramentas Google for Education – a solução tecnológica foi implantada há menos de dois meses e já tem cerca de seis mil usuários ativos.
As possibilidades informáticas que a comunidade acadêmica do IFS passou a ter acesso incluem aplicativos de mensagem instantânea, calendário com agendamento e catálogo de endereço, bem como sistemas de e-mail e armazenamento de conteúdo na nuvem – as aplicações, aqui, são ofertadas com capacidade ilimitada de arquivamento. Em virtude disso, hoje, 1, vinte professores receberam treinamento sobre os principais recursos do Google for Education – outros docentes, coordenadores de curso e profissionais de tecnologia da informação também já passaram pela capacitação. A ideia é que esses servidores atuem como multiplicadores da informação obtida e possam aplicar o treinamento também nos seus campi, além de estimular a larga utilização por alunos e professores.
As ferramentas eletrônicas disponibilizadas através do pacote Google for Education permitem que sejam explorados diversos recursos que possuem como objetivo tornar a transmissão do conhecimento mais dinâmica e atrativa. A nova configuração pode, inclusive, otimizar as atividades em sala de aula. “Enquanto antes o aluno gastava tempo realizando leituras em sala de aula, agora o conteúdo pode ser lido previamente na plataforma do Google for Education e o momento do encontro real entre professor e estudante poderá ser dedicado somente para a discussão dos assuntos”, revela Edney Menezes Nogueira, professor de filosofia do Campus Lagarto que fez parte da turma que recebeu o treinamento.
Possibilidades
Ricardo Ariel Correa Rabelo é entusiasta do uso da suíte de aplicações educativas do Google. Ele foi escolhido para ser o instrutor das turmas e avalia que o sistema servirá como uma extensão da sala de aula. “Agora os alunos não precisam mais esperar uma semana para receber o feedback do professor, uma vez que o canal de interação vai permanecer sempre aberto”, explica Ricardo, dizendo ainda que há a possibilidade, inclusive, de utilização de alguns recursos de Educação a Distância (EAD) - como a gravação de vídeos tutoriais.
Números recentes mostram a grande adesão da ferramenta por parte da comunidade acadêmica do IFS. Cerca de seiscentos professores e estudantes já utilizam com assiduidade os recursos do Education. Ao todo, já foram compartilhados mais de 70 mil arquivos, enviados aproximadamente cinco mil e-mails e realizadas mais de vinte videoconferências. “É um recurso utilizado amplamente, por exemplo, na Finlândia, um país cuja educação é referência mundialmente. Enquanto houver vínculo com o IFS, alunos e servidores podem fazer uso completo do sistema”, explica Fernando Lucas de Oliveira, diretor de Tecnologia da Informação. No mundo todo, mais de 50 milhões de usuários se beneficiam das aplicações educativas da gigante de buscas americana.
A simbiose entre educação e tecnologia pode representar maior preparo do corpo discente para o mercado de trabalho e ampliar o reconhecimento institucional, comenta a Pró-reitora de Ensino, Sandra Costa Pinto Hoentsch Alvarenga. “Fomos buscar a disponibilização de recursos tecnológicos em educação com quem, inegavelmente, entende do assunto. A distância entre alunos e professores será mínima e os conteúdos estarão disponíveis em qualquer hora e qualquer lugar”, resume.
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