Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Estância > Campus Estância sedia II Fórum de Integração Líder Sul Sergipano
Início do conteúdo da página
PROGRAMA LIDER

Campus Estância sedia II Fórum de Integração Líder Sul Sergipano

Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 11h08

DSC 3744 2Evento realizado pelo Sebrae busca fomentar desenvolvimento sustentável da região com participação da sociedade civil

Por Carole Ferreira da Cruz

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância sediou nesta terça-feira, dia 23, o II Fórum de Integração Líder Sul Sergipano, uma iniciativa do Sebrae que busca fomentar o desenvolvimento sustentável da região. Participaram das discussões gestores, representantes da sociedade civil, lideranças e empresários locais comprometidos com a criação de um ambiente favorável à atuação dos pequenos negócios, ao surgimento de novos empreendedores e ao fortalecimento das iniciativas de empreendedorismo já existentes.

O evento é uma das etapas do programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), que se propõe a construir, a partir da participação popular, propostas que movimentem a economia e estimulem a geração de empregos. O programa vem ocorrendo desde 2019 em nove cidades da Região Sul (Estância, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru, Arauá, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha e Umbaúba) e mais oito do Centro Sul (Lagarto, Boquim, Itaporanga, Poço Verde, Riachão, Salgado, Simão Dias, Tobias Barreto).

A programação contou com palestras sobre as temáticas Economia Criativa, Turismo, Educação e Cultura Empreendedora, que apresentaram possibilidades e caminhos para atingir os objetivos, estratégias e metas da Agenda de Desenvolvimento Econômico 2020-2030 construída pelos líderes. Os palestrantes foram a turismóloga e professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Daniella Pereira de Souza Silva, o conferencista e consultor do Sebrae, Antônio Neto, e o advogado Thiago Carvalho, presidente da Unimed/SE e ex-Secretário

DSC 3731 2A mediação dos debates ficou a cargo do prefeito de Indiaroba, Ginaldo Custódio Lessa, da diretora de Turismo de Umbaúba, Palmira Alves, e do professor Kleber de Oliveira Santos, especialista em Gestão de Arranjos Produtivos Locais. O fórum foi aberto pela diretora do Sebrae/Estância, Eloísa Fontes, que agradeceu o comprometimento dos atores envolvidos na construção de alternativas para que o Sul Sergipano se desenvolva. “É de iniciativas empreendedoras que o Brasil precisa. Não existe gestão pública sem desenvolvimento e o Sebrae é parceiro para que isso aconteça”, destacou.  

A diretora do IFS - Campus Estância, a professora Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que integrou a mesa de abertura, ressaltou que o diálogo entre o IFS, o terceiro setor e o poder público é fundamental para superar os desafios rumo ao desenvolvimento regional. “Cabe ao instituto colocar à disposição da sociedade sua expertise e conhecimento para que seja elaborada uma agenda de desenvolvimento que gere oportunidade para os jovens e promova a inclusão social”, destacou.

Avaliação dos líderes

WhatsApp Image 2021 02 24 at 11.12.34O conteúdo das palestras e a qualidade da programação foram bem avaliados pelo público presente. “Foi um evento de bastante aprendizagem onde absorvemos ideias boas para implantar em nossos municípios na área de educação criativa e de educação empreendedora, de bastante valia para nossos munícipes para que eles tenham uma qualidade de vida melhor. O aprendizado que levo hoje é de boas ideias e grandes expectativas para dias melhores”, afirmou a assistente social Daniela Odete Dias, líder do município de Indiaroba.

WhatsApp Image 2021 02 24 at 11.14.20Para o empresário do segmento de comunicação visual, Tiago Chaves, líder do município de Estância, o fórum representou uma etapa decisiva para a concretização da agenda de desenvolvimento para os próximos 10 anos. “Com a participação das instituições parceiras, objetivando os quatro macro objetivos (turismo, cultura empreendedora, agronegócio e indústria) conseguiremos potencializar e explorar nossas riquezas, corrigir as deficiências com a finalidade do crescimento sócio econômico da nossa região”, comemorou.

Sobre o programa Líder

O Programa Lider é uma metodologia de mobilização do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre gestores públicos e diversos segmentos da sociedade para a promoção do desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros. As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios, o fomento do empreendedorismo, a formulação de políticas públicas sociais e a implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios dos quais fazem parte.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sebrae/SE

Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57