Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos do Campus Itabaiana são premiados na 17ª OBMEP

Alunos do Campus Itabaiana são premiados na 17ª OBMEP

Criado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 13h27 | Publicado: Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 13h27 | Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 13h41

Todos os alunos são do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática

Instagram post oportunidade de empreendimento imóvel azul e laranjaQuatro alunos do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, do Campus Itabaiana foram premiados na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo foram: uma medalha de bronze, de Emilly Vitória Leite Rezende, aluna do 1º ano e três menções honrosas, de Giovanna Ribeiro Nunes da Paixão e João Vitor Leão, alunos do 2º ano e, Ane Karollyna Marques Tavares, do 3º ano. O resultado foi divulgado pela organização no último dia 20 de dezembro.

WhatsApp Image 2022 12 30 at 12.53.12 7Para a medalhista de bronze, Emilly Vitória, as olimpíadas foram a porta de entrada para um mundo que antes ela não conhecia. “Deram-me diversas oportunidades, dentre as quais, participar de cursos com bolsas de iniciação científica e viajar para desfrutar ainda mais de conhecimento. Além disso, permitiram encontrar minha vocação. Com a participação em olimpíadas, deparei-me com conteúdos que jamais estudei, por não serem, muitas vezes, trabalhados em sala de aula. Isso me permitiu buscar conhecimento além do que me era ensinado em sala e compreender melhor os conteúdos”, ressaltou.

Mas engana-se quem acha que Emilly é uma estreante na OBMEP. Ela já havia conquistado uma de ouro e outra de bronze em edições anteriores. “A OBMEP foi a primeira olimpíada que participei e sua contribuição se reflete ainda hoje. Atualmente, possuo duas medalhas de bronze, uma obtida no nível 1 e a outra, a desse ano, no nível 3; ainda tenho uma de ouro, obtida no nível 2”, explicou.

WhatsApp Image 2022 12 30 at 12.53.12 10Já para o estreante João Vitor Leão, o desafio veio logo no nível 3, direcionado para estudantes do Ensino Médio. “Minha primeira experiência em olimpíadas e já no nível 3, foi muito proveitosa e desafiadora, mas só colhi frutos e “bagagem”. O prêmio veio para fechar de forma honrosa a minha participação na 17ª Olimpíada de Matemática” disse.

WhatsApp Image 2022 12 30 at 12.53.12 11O professor de Matemática e orientador dos estudantes, Janisson Fernandes, disse que OBMEP vai muito além de um de seus slogans, que é somar talentos (Matemáticos) para o Brasil. “Os alunos que se dedicam a OBMEP, acabam se dando bem praticamente em todas as outras disciplinas na escola, simplesmente porque a Matemática exige várias competências implícitas como: concentração, leitura, disciplina e senso crítico. Uma de minhas metas para 2023 é criar um grupo de estudo aqui no Campus Itabaiana, voltado especificamente ao treinamento para a OBMEP, para que nos próximos anos a gente possa descobrir ou lapidar ainda mais talentos” salientou.

Janisson Fernandes aproveitou para cutucar os alunos do Campus e já deu as coordenadas para o sucesso nas próximas edições das Olimpíadas. “Fico feliz em ver nossos estudantes atingindo níveis de premiação, isso mostra que temos talentos aqui pertinho da gente. Aos alunos que querem se dar bem na olimpíada de Matemática eu indico que estudem muito, que procurem a orientação dos professores e busquem material também no portal da Matemática (https://portaldaobmep.impa.br/). A forma de estudar (a preparação) para uma competição dessas tem que ser bastante focada para que os resultados apareçam, encarada como um treinamento” finalizou.

Sobre a OBMEP

WhatsApp Image 2022 12 30 at 12.53.12 1A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Com informações do site da OBMEP