Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Kits lanches são entregues aos alunos do Campus Itabaiana
RECURSOS PNAE

Kits lanches são entregues aos alunos do Campus Itabaiana

Criado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h47 | Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h47 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2023, 13h15

Foram beneficiados 443 estudantes que receberam três kits cada um

Kit LanchesNa tarde desta segunda-feira, 17, alunos do Campus Itabaiana receberam kits de lanches de recursos provenientes do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Cerca de 440 alunos foram beneficiados. Cada estudante recebeu três kits de dois a três conjuntos de alimentos como bolos, pães e biscoitos, propostos pela nutricionista do Campus São Cristóvão, SharleneSantana, com teores nutricionais devidamente balanceados.

DSC 0056A reitora Ruth Sales Gama de Andrade falou sobre a utilização dos recursos para a compra dos alimentos e também sobre a necessidade desta ser uma ação constante. “Esse é um esforço nosso para que essa ação não seja de forma pontual. Estamos trabalhando, inclusive para trazer um refeitório para o Campus Itabaiana”, disse.

Ider de Santana Santos, pró-reitor de Administração do IFS, falou sobre a origem dos alimentos distribuídos. “Apesar da lei exigir que 30% dos recursos sejam destinados a agricultores familiares, nós do IFS destinamos 100%”, ressaltou.

DSC 0046Para o diretor geral do Campus, Jairton Mendonça de Jesus, a ação no Campus Itabaiana é importante já que há alunos com dificuldade de trazer alimentos ao campus de forma satisfatória. “Embora não seja uma ação contínua, porque isso depende de uma política pública nacional, a importância dessa ação se intensifica ainda mais quando a gente percebe que há alunos que têm dificuldade de trazer ou providenciar sua própria alimentação”, enfatizou Jairton.

Kit LanchesVagnan Silva, coordenador geral de Projetos de Estágios da Diretoria de Assuntos Estudantis (DIAE), destaca que os kits são um complemento ao auxílio permanência que o aluno já recebe do Programa de Assistência ao Educando (PRAAE). “Por isso as entregas dos kits serão pontuais, distribuídas entre os meses de abril e junho, sendo que cada campus recebe quantidades diferenciadas porque os recursos para cada um, depende do número de alunos matriculados no ano de 2002”, explicou.

DSC 0067A estudante Nayara Farias Santos, do 3º ano do curso integrado em Manutenção e Suporte em Informática, disse que a ação é de suma importância já que nem todos os estudantes têm condições de ter uma alimentação saudável. “Na minha opinião é de extrema importância pelo fato de nós passarmos o dia todo no Campus e nem todas as famílias possuem recursos de ter uma alimentação de qualidade para seus filhos e ainda mais para que possam trazer para o Campus, pois estudamos o dia todo; então ter uma alimentação que a gente sabe que é de qualidade, enriquece bastante pois muitas famílias são de uma base, infelizmente, muito pobre e às vezes vem somente com o almoço. Portanto, isso enriquece bastante”, enfatizou Nayara.

O PNAE

DSC 0079O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. Ele foi implantado em 1955 e seu gerenciamento é atribuição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

DSC 0077Em todo o país, o programa de alimentação escolar atende cerca de 50 milhões de estudantes, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Ele oferece refeições produzidas com alimentos in natura, dando prioridade aos produtores rurais, já que a compra desses alimentos é realizada diretamente deles. Além disso, preserva a cultura de cada região nos preparos dos alimentos. Desde 2019 é estabelecido por lei que no mínimo 30% dos repasses do FNDE devem ser investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.