Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Campus Itabaiana promove projeto que leva qualidade de vida e saúde ao idoso
QUALIDADE DE VIDA

Campus Itabaiana promove projeto que leva qualidade de vida e saúde ao idoso

Criado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 14h28 | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 14h28 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 10h17

Projeto do IFS Itabaiana integra comunidade, atendendo idosos do Lar Cidade de Deus

WhatsApp Image 2023 05 23 at 09.09.52Com toda bagagem adquirida ao longo da vida, dizem que a terceira idade é a melhor idade! No entanto, junto a ela, vêm as dores, diminuição de massa e força muscular. É por isso que o Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento Saudável (GEPES) do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Itabaiana, vem realizando o projeto MASTERFITTS, que tem como intuito levar qualidade de vida e saúde para idosos, através do exercício físico.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa do ano de 2018, a população brasileira manteve, nos últimos anos, sua tendência de envelhecimento e ganhou 4,8 milhões de pessoas idosas desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões no ano de 2017. Em 2012, a população com 60 anos ou mais era de 25,4 milhões. Os 4,8 milhões de novos idosos correspondem a um crescimento de 18% desse grupo etário, que tem se tornado cada vez mais representativo no país.

Baseado nestes índices, o grupo de pesquisadores do MASTERFITTS explica que o objetivo geral do projeto é avaliar a autonomia funcional, o condicionamento físico, o índice de vulnerabilidade, os indicadores biofísicos, o nível de atividade física, a qualidade de vida, a resiliência, o risco cardiovascular e o de quedas, em pessoas idosas submetidos a um programa de exercício físico.

WhatsApp Image 2023 05 23 at 09.11.09 1Neste sentido, o projeto conta com a parceria do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIHM), que tem à frente o professor da Universidade Tiradentes (UNIT), Estélio Henrique Dantas, junto a outros pesquisadores do laboratório; além do professor de Educação Física do Campus Itabaiana, Ayrton Moraes Ramos.

O projeto é uma iniciativa entre instituição de ensino e comunidade. Levarmos qualidade de vida e saúde para pessoas idosas através do exercício físico é algo engrandecedor para professores e alunos do nosso campus”, reflete Ayrton.

Para Maria Luiza da Paixão, aluna do 1º ano do ensino técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, o ganho não é só dos participantes do programa, mas também dos pesquisadores, que ganham mais conhecimento, seja na forma de pensar ou agir.

WhatsApp Image 2023 05 24 at 20.29.37A experiência está sendo fantástica! Compreendemos que essas pessoas necessitam de carinho, conversas, distração, e o mais importante: condicionamento físico ativo. Eu tinha apenas uma noção de como seria ajudá-los, mas depois percebi que a gente precisa mais deles, do que eles da gente! É um projeto essencial para a evolução desses idosos nessa jornada, que não será curta, mas gratificante, pois iremos dar nosso melhor para que eles possam ter uma saúde física saudável e ativa!”, diz a estudante.

Lar atendido: Cidade de Deus

WhatsApp Image 2023 05 23 at 09.09.52 1O MASTERFITTS, sobretudo, é uma iniciativa que promove uma união com a comunidade onde o Campus Itabaiana está localizado, a exemplo do Lar Cidade de Deus – unidade atendida pelos pesquisadores.

Jéssica Carvalho, bacharel em Educação Física, explica que o projeto pode contribuir ainda com o direcionamento de carreira dos alunos participantes, já que há um contato com várias realidades e possibilidades profissionais para o futuro. “Em suma, podemos constatar a relevância desse projeto para a vida de todos os envolvidos, na saúde e qualidade de vida do idoso, no crescimento profissional, na união de uma comunidade e também como direcionamento de carreira para os alunos”, justifica.

A coordenadora da casa de repouso, Irmã Josefina Lima, agradece a iniciativa e reforça que esta ação será de grande valia, pois proporcionará a reabilitação de muitos idosos, evitando quedas, por meio do fortalecimento de sua musculatura. “Além disso, melhorará a autoestima deles, a animação... Queremos agradecer ao IFS, aos professores, aos alunos, a toda equipe do IFS Itabaiana, por essa iniciativa que irá nos ajudar muito!”.

Sobre a experiência no Lar Cidade de Deus, Laura Freitas, do 1º ano do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática, conta que esta é a oportunidade de lidar com diferentes temperamentos, diversas histórias de vida – o que a deixa leve, feliz e emocionada com este contato.

São mais de 60 idosos, cada um com seu temperamento, seu jeitinho de ser. Lá fomos recebidos com muito carinho! Participar desse projeto, em conjunto com meus colegas, e os professores Ayrton e Jéssica, está sendo incrível! Temos muito amor e carinho para dar aos idosos e a todas as pessoas do Lar. Que o MASTERFITTS sirva de motivação para outras pessoas da comunidade”, comenta Laura.