“Quintais Produtivos” realiza ação formativa para alunos do curso Técnico de Agronegócio
As atividades foram desenvolvidas com a colaboração de voluntários
Com o intuito de fortalecer a extensão e beneficiar o processo formativo dos estudantes do Instituto Federal de Sergipe, o Campus Itabaiana realizou, na tarde da última segunda-feira (9), atividades formativas junto a discentes do primeiro e do segundo ano do curso técnico integrado de Agronegócio. A ação foi realizada no âmbito do projeto integrador Quintais Produtivos.
O momento foi dividido em duas partes. A primeira foi uma palestra, intitulada Quintais Produtivos com Horta (Plantio Orgânico) e Horto com Plantas Medicinais, ministrada pelos voluntários Jessiane Barreto, Juvenal Patrício e Thainá Lisboa e por Maria dos Prazeres Feitosa, presidente da Associação de Mulheres Agrícolas e Artesãs de Sergipe (AMAS). Eles relataram a experiência desenvolvida no Assentamento Moacir Wanderley, no Povoado Quissamã (Nossa Senhora do Socorro), explanando sobre a construção de um sistema agroecológico de hortaliças (mandala), adubação e repelentes orgânicos.
Na sequência, os alunos foram convidados a participar de uma aula prática, na qual puderam realizar o plantio de diversas espécies, junto a moradoras da comunidade de São Cristóvão e membros da AMAS.
Para Kauã Júnior, discente do 1º ano do curso técnico integrado em Agronegócio, foi uma oportunidade de discutir Importância do plantio e bem-estar de ervas. “Entender que servem, não apenas para o nosso plantio, como também para curas medicinais, além de vegetais que podemos usar no consumo diariamente. Isso é perceber que o Agronegócio anda lado a lado com a sustentabilidade”, destacou.
Já Iris Raquely, aluna do 1º ano do curso técnico integrado em Agronegócio, valorizou o momento do plantio. “Foi muito interessante a aula prática, aplicar a técnica de como fazer o preparo e o plantio no solo”, explicou.
EXTENSÃO
O Projeto Integrador Quintais Produtivos tem por objetivo mobilizar a comunidade estudantil e a coletividade do bairro São Cristóvão em Itabaiana (SE) e prevê atividades até 2025. A etapa deste ano desenvolveu ações junto a oito disciplinas do curso de Agronegócio e, no momento, está na fase de elaboração de um questionário para aplicação na comunidade. A proposta é desenvolvida sob a liderança da professora Diana Amado, somada à força de outros servidores do campus. Entre eles os docentes Christiano Rollemberg, Sabrina Carvalho, Eurílio Santos, Cleidinilson Cunha, Wanusa Campus, Agna Rita Rodrigues, Ayrton Moraes, Damião de Melo, Manoela Galloti, Adriano de Souza, Jussineide da Fonseca, Sandro Yure Valverde, Aurélia Emília e a pedagoga Denice Batista.
Redes Sociais