Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Estudantes do campus Itabaiana são destaques na Olimpíada Territorial de Sergipe
Inovação

Criado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 09h11 | Publicado: Quinta, 04 de Julho de 2024, 09h11 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 19h57

A Olimpíada promoveu o desenvolvimento de soluções inovadoras.

WhatsApp Image 2024 07 04 at 08.49.39Exclusiva para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, a Olimpíada Territorial de Sergipe, que foi realizada no período de 12 a 14 de junho, promovida pela UFS/Campus Sertão, teve por objetivo estimular a criatividade, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Nesta edição, o evento contou com a participação de 139 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Estado, sendo 98 projetos aprovados, 10 finalistas e premiação até o 5° lugar. Nesta edição, estudantes do IFS/Campus Itabaiana participaram por meio de duas equipes. Com a divulgação do resultado nesta última terça-feira, 02 de julho, as duas equipes obtiveram brilhantes resultados, sendo finalistas em seus projetos inovadores, criativos e sustentáveis.

WhatsApp Image 2024 07 02 at 19.40.24O projeto Hortas ECO Urbanas (Hortas Hidropônicas em Áreas Urbanas) composta pelos alunos José Henrique Barbosa da Cunha, Jaine Cristina dos Santos Tavares, Cauanny Andrade da Fonseca e Everlaine da Cruz, tem como ideia a implementação de hortas hidropônicas em quintais urbanos, usando garrafas PET reutilizadas. Proporcionando acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis, livres de defensivos agrícolas, oferecendo uma solução prática e econômica para famílias urbanas em Sergipe a solução recebeu certificado Destaque na Olimpíada.

WhatsApp Image 2024 07 02 at 19.40.24 1Já o projeto CATAF (Cooperativa de Assistência Técnica para Agricultura Familiar), surgiu como solução para o problema da falta de assistência técnica ao pequeno agricultor que trabalha com agricultura familiar e não dispõe desse serviço para desenvolver de forma sustentável a produção de orgânicos. Composta pelos alunos Vitor Silva Santos, Marianne Trajano Pereira de Souza e Geovana Martins da Silva, o projeto foi classificado no top 10 e conseguiu o 4° lugar com certificação de Solução Destaque.

As duas equipes contaram com a orientação de Josiene Ferreira, professora de Geografia que nos contou sobre o processo criativo e expressou sua satisfação com o resultado de seus alunos. "Se mostraram muito empenhados, ficamos até meia noite para deixar tudo dentro de um projeto que fosse viável e que estivesse dentro do que a OTS pedia. Eles se desafiaram, inovaram, foram criativos, buscaram resultados. É muito gratificante, são projetos completos."

Vitor Silva Santos, aluno da instituição e membro da equipe classificada do projeto CATAF resumiu sua participação a um momento único. "Foi um momento espetacular, de muito aprendizado e muita superação", enfatizou Vitor.

A premiação ocorrerá nas instituições das equipes vencedoras, já os projetos, que agora entram no banco de dados online da Olimpíada podem ser apreciados através dos links abaixo:

Projeto CATAF (Cooperativa de Assistência Técnica para Agricultura Familiar) - CATAF

Projeto Hortas Eco Urbanas - Hortas ECO Urbanas