Saúde e performance mental é tema de sábado letivo em Itabaiana
O momento foi conduzido pelo treinador mental de atletas, Sílvio Holanda
*Por Mirella Porcíuncula
No último sábado (10/08), os discentes do IFS campus Itabaiana receberam a visita do Prof. Sílvio Gusmão de Holanda Melo, mestre em Aptidão Física e Desempenho Humano, também atuante como técnico junto a atletas olímpicos de Judô e Maratona. Sob o tema "Olimpíadas: aspectos mentais e superação dos atletas", o professor, que hoje é treinador mental de atletas, proferiu uma palestra acerca da saúde e performance mental.
Durante a realização da palestra, a qual teve como objetivo conversar com os jovens sobre a importância da saúde mental, discutiu-se a relevância da mente para além de seu valor físico, conscientizando os estudantes sobre a necessidade do autoconhecimento e autocontrole no seu dia a dia. Sílvio, que já carrega diversos títulos nacionais, internacionais, sul-americanos e pan-americanos em sua atuação como técnico, nos falou sobre a importância do tema no esporte e na vida. "A saúde mental é base para a vida, na escola, no trabalho, em casa. A vida no dia a dia é que é o principal, é justamente isso que é a saúde mental. Lá no esporte ele pode até encontrar a performance mental, mas pra isso ele tem que ter uma saúde equilibrada. Uma vida livre de bullying, uma vida boa em casa, um bom relacionamento com os pais, com os amigos. Tudo isso é importante para a saúde mental".
Para o Prof. Ayrton Morais, prof. de Educação Física da instituição e coordenador da atividade, o momento foi de grande importância para que os alunos atentem-se que não só no esporte, mas que na vida é preciso estar em dia com sua saúde mental. "Momento ímpar para nossos estudantes!" completou Ayrton.
Diogo Vinícius, discente do 2º ano do Curso Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, também esboçou sua satisfação com o momento. "Foi um evento ótimo para a aprendizagem, principalmente para as pessoas que praticam esportes e que têm o interesse de se tornar atleta algum dia. Quando eu pratico esporte essa questão mental sempre atrapalha. Porque eu treino bastante, tem coisa que eu sei que é normal e é da minha capacidade de fazer, mas eu acabo errando por conta dessa questão, instabilidade mental, que acaba atrapalhando basicamente no dia a dia." Diogo também nos falou sobre sua percepção sobre sua geração e o tema nos dias atuais. "Precisando disso, focar no apoio mental."
O Prof. Sílvio, ao explicar que mente e corpo fazem parte de um mesmo sistema, também aproveitou para alertar sobre a importância de procurar um profissional adequado para acompanhamento psicológico. "Para que a gente possa ter essa saúde, porque nós não somos um corpo com mente, nós somos uma mente com um corpo, e aí se a mente falha, tudo mais vai falhar."
Por fim, a realização da palestra fortalece o trabalho esportivo hoje desenvolvido na instituição, além de promover novos espaços de conversação e orientação psicológica aos discentes.
Redes Sociais