Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Workshop discute inovação e incentiva criação de startups pelos alunos
Início do conteúdo da página

Workshop discute inovação e incentiva criação de startups pelos alunos

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2016, 18h54 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
SiteNos últimos anos, o termo startup passou a compor o vocabulário dos estudantes ligados, principalmente, às áreas de engenharia e computação. Importada dos Estados Unidos, país que detém o maior número dessas companhias, a palavra remete à criação de empresas novas que possuem projetos promissores ligados a idéias inovadoras – muitas dessas iniciativas são empreendidas, inclusive, por alunos durante o curso. Com o objetivo de aproximar estudantes e profissionais da temática, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana realizou nos dias 17 e 18 deste mês o Workshop de Informática e Inovação (WorkIInfo).
 
Para ter uma idéia da importância do tema, empresas como Uber, Pinterest e Dropbox nasceram dentro do conceito de startup e hoje dominam nichos de mercado. Para deixar os alunos inteirados sobre a área, a programação do WorkInfo foi composta por palestras, oficinas e exposição de pôsteres sobre assuntos como redes sociais, inovação e empreendedorismo. Para Mayka de Souza Lima, uma das organizadoras do evento, o workshop veio atender uma demanda dos alunos por atividades mais práticas. “Foram realizadas atividades totalmente direcionadas as necessidades dos estudantes”, explica.
 
Site2Uma das principais atividades do WorkInfo foi a palestra de Edward David Moreno, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cujo tema era “Inovação, Empreendedorismo e Startups em Computação”. Para ele, o encontro foi uma oportunidade de ensinar ao público como abrir uma empresa, ganhar dinheiro e gerar receitas através de editais do governo. “Inovação só existe quando três componentes se juntam para trabalhar: o governo, as empresas e as universidades. O governo oferecendo auxílios e benefícios, a universidade gerando riqueza e preparando recursos humanos qualificados e as empresas oferecendo a infraestrutura e o domínio de um nicho de mercado que ele já conhece”.
 
O Campus Itabaiana é uma das unidades de ensino da estrutura do IFS que oferta à comunidade o curso técnico em Manutenção e Suporte e Informática, que dialoga fortemente com o tema principal do evento. Orlando Teles é um dos estudantes do curso e comenta que a participação no workshop ajudou no seu desenvolvimento. “Durante as palestras e apresentações de trabalhos, os participantes deram muitas contribuição. As oficinas foram realizadas de forma muito dinâmica e despertou o interesse sobre a questão do manuseio de aparelhos eletrônicos que beneficiam o nosso cotidiano”.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página