Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Simpósio reuniu pesquisadores e empresários para relacionar logística e agronegócio

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 14h59 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
Site 2Pela segunda vez, o Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana realizou o Simpósio Sergipano de Logística (Sislog). O evento aconteceu entre os dias 1 e 5 de agosto na Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e na própria sede da Instituição e reuniu pesquisadores da área e empresários locais para debater a relação da logística com o agronegócio. A programação contou com palestras, minicursos, mesas-redondas e exposição de banners.

A realização do Sislog e a temática escolhida para esta edição vieram em um momento apropriado: o Brasil atravessa um período de ajuste econômico e o agronegócio, grande vetor da economia nacional, não ficou imune aos problemas. A infraestrutura brasileira é outro forte agravante para a situação. Segundo o Instituto Ilos, os gastos com o transporte de produtos representam 8,7% das receitas líquidas do empresariado, quase o dobro do verificado nos países desenvolvidos.

Site 1Em sintonia com o cenário nacional, o Sislog buscou debater possíveis soluções para dificuldades encontradas pelo agronegócio neste momento. Um dos palestrantes foi o Superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, que fez uma abordagem da logística sergipana voltada para o agronegócio, em especial o modal rodoviário.

“As rodovias que foram pavimentadas e construídas, as pontes que foram edificadas nos últimos dez anos e os desafios existentes da integração do modal rodoviário com o modal aquaviário, especificamente o marítimo, na integração produtiva do agronegócio sergipano foram alguns dos temas apresentados”, diz Nascimento.

Cases

Como forma de incentivar os alunos do Campus Itabaiana e de reconhecer a pujança econômica do município, o Sislog abriu espaço para a exposição de cases locais de sucesso. Os empresários Messias Peixoto, Francisco Altamiro Brasil e Jamisson Ferreira mostraram para o público a realidade da região e as inovações que desenvolveram para enfrentar, em especial, os momentos de dificuldade.

Site 6Jamisson Ferreira ressalta o papel que o Campus Itabaiana está desempenhando no desenvolvimento do agreste sergipano. Jamisson, que também é presidente da CDL de Itabaiana, disse que acredita na proposta da Instituição. “Eu vi alguns projetos belíssimos de estudantes para a região periférica de Itabaiana. Tenho colaboradores da minha empresa que são alunos do IFS e considero o resultado fantástico”.

O diretor do Campus Itabaiana, José Rocha Filho, comenta que momentos como o Sislog permitem discutir assuntos que transpõem os muros da escola, além de levar aos alunos a compreensão acerca da economia do estado e do agreste.

“Abrimos espaço para a pluralidade de ideias e pontos de vistas distintos para melhor compreender o papel da logística como ferramenta acadêmica indispensável para o crescimento regional. O Sislog representou para nossa instituição um momento de repensar o nosso fazer pedagógico e de instrumentalizar nossos alunos com informação e conhecimento”, diz Rocha.

Site 5 Site 10 Site 9