Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Primeiro dia de Jornada Pedagógica fomenta reflexão sobre doenças do trabalho e inovação tecnológica
Início do conteúdo da página

Primeiro dia de Jornada Pedagógica fomenta reflexão sobre doenças do trabalho e inovação tecnológica

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2016, 09h17 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
Jornada Pedagogica2016 2Começou ontem, 4, e segue até amanhã, 6, a Jornada Pedagógica do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana. Durante três dias, os professores e técnicos administrativos terão a oportunidade de debater questões de pertinência para a vida acadêmica e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido dentro do Instituto. Ontem os servidores assistiram apresentações culturais e palestras sobre vários temas, entre eles o de doenças do trabalho e de inovação tecnológica, ambos ministrados por duas professoras especialistas no assunto.
 
A Jornada Pedagógica teve início com a apresentação da Orquestra Filarmônica Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, o diretor geral do Campus Itabaiana, Prof. Esp. José Rocha Filho, deu as boas-vindas aos professores e técnicos administrativos e abriu oficialmente os trabalhos acadêmicos. O primeiro momento do evento ainda teve a explicação do gerente de ensino, Prof. Dr. Wanderson Roger Azevedo Dias, acerca das ações institucionais da área pela qual é responsável.
 
Jornada Pedagogica2016 1A palestra “o professor e sua relação com o trabalho: produção de saúde e de doença” foi ministrada pela Prof.ª Dr.ª Shirley Santos Teles Rocha. “O objetivo da palestra foi falar um pouco da formação do professor e a sua atuação com outros docentes enquanto servidor e na relação com os alunos, além de explicar qual é meu papel nisso tudo. Mostrarei quanto o trabalho de professor pode ser produtor de saúde e de doença. E a intenção é que seja produtor de saúde”, explica Shirley, revelando ainda que é necessário para os docentes refletir acerca do seu próprio papel dentro da instituição e da sua relação com os alunos.
 
Inovação tecnológica
 
A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Prof.ª Dr.ª Ruth Sales, explicou sobre as possibilidades de atuação na área de inovação tecnológica. Para isso, ela discorreu acerca do Núcleo de Inovação Tecnológica e o Polo de Inovação Tecnológica do IFS. “O Polo tem a função de dialogar com os pesquisadores e levá-los à empresa. Juntos, eles constroem um projeto que solucione de forma rápida e eficaz o problema dessa organização. Essa propriedade intelectual será então protegida pelo nosso Núcleo”, explica. Ruth ressaltou ainda que o processo de inovação tecnológica permite a participação de docentes, discentes, empresas, pesquisadores e técnicos administrativos - todos podem juntos formar uma equipe para desenvolver um projeto multidisciplinar.
 
Jornada Pedagogica2016 3Hoje a Jornada Pedagógica vai abrir espaço para discutir a importância do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), bem como trazer duas explanações que envolverão as tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao processo de aprendizagem. No intervalo, os participantes aprenderão a realizar ginástica laboral - exercícios físicos que devem ser realizados no horário de trabalho com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforços repetitivos.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57