Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Dia da Biblioteca é comemorado com premiação aos leitores mais assíduos

Dia da Biblioteca é comemorado com premiação aos leitores mais assíduos

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 10h23 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
IMG 2296A escolha de 9 de abril para comemorar o Dia da Biblioteca remete ao ano de 1980 - um decreto publicado neste dia instituiu no país a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o dia do bibliotecário. Como forma de celebrar a data, professores de diversos cursos do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana presentearam os leitores que mais frequentaram o espaço em 2015 com livros.

IMG 2299A ação já está no segundo ano e tem como objetivo estimular ainda mais a freqüência à Biblioteca e o hábito da leitura. A premiação de leitores é sempre um momento especial, mas neste ano a iniciativa é ainda mais significativa, uma vez que 2015 foi um ano de grandes desafios - a biblioteca serviu de principal fonte de pesquisa para os primeiros formandos do curso superior e de um dos cursos integrados. Roger Dias, gerente de ensino, comenta que a biblioteca, seja ela composta de livros físicos ou digitais, sempre enriquece e completa o conhecimento repassado pelo professor. “Além disso, proporciona a todos que a utilizam um universo de conhecimento imensurável”, aponta.

IMG 2285A bibliotecária Jeane Gomes explica que a Biblioteca do Campus Itabaiana mantém um excelente acervo para o curso superior e incentiva todos os alunos a buscar o conhecimento em outras fontes, como o portal da CAPES. ”A expectativa é que, até o final de 2016, tenhamos um ótimo acervo para todos os cursos. No ano passado, também foram adquiridos cerca de 500 exemplares impressos de literatura, além de muitos títulos em formato PDF terem sido disponibilizados em nossa base de dados. Se desejamos que o leitor frequente a biblioteca, é fundamental o enriquecimento do acervo”, avalia.

Premiados

IMG 2147Os alunos que mais possuem o hábito de freqüentar o espaço de leitura do Campus Itabaiana em 2015 foram Anderson da Silva Carvalho e Mayná Santos Andrade, do curso de Logística; José Orlando Teles da Silva, dos cursos subsequentes; José Valter da Silva Júnior, do integrado; e Karolayne de Jesus, que está sendo agraciada por ter sido a estudante que mais buscou livros de literatura no espaço. Eles foram premiados com livros, respectivamente, dos professores Ilka Bianchini, Eurílio Pereira, Roger Dias, Sheyla Rodrigues, e da auxiliar de biblioteca Amanda Xavier.

IMG 2110Anderson Carvalho, aluno de Logística, ficou satisfeito com o reconhecimento da Biblioteca e explica que o acervo do espaço é a extensão das aulas em sala, porém em maior profundidade. “O professor nos dá a direção a seguir e o restante fica por nossa conta, buscando um conhecimento mais detalhado dos assuntos passados, nesta ‘segunda sala de aula’ que é a biblioteca”. O professor Eurílio Pereira, do curso de Logística, parabenizou os alunos homenageados pela frequência com que fazem uso da Biblioteca e presenteou com uma obra a aluna Mayna Andrade. “Desejo que o livro sirva como um incentivo a mais para que ela cultive o amor que já possui pela leitura”.

Amanda Xavier, auxiliar de biblioteca, aponta a importância dos livros para o crescimento intelectual das pessoas. “Ler é um hábito que deve ser cultivado, pois possibilita a descoberta de um novo mundo. É através da leitura que conseguimos nos expressar melhor, adquirir conhecimento e estimular nossa imaginação”. Opinião semelhante possui o aluno José Orlando Teles: “a Biblioteca tem a importância de complementar a busca por informações para a minha formação. Fico feliz por ter sido contemplado com o livro pelo fato de ter buscado o acesso a mais informações".

Matéria sobre a premiação do ano passado aqui