Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Bibliotroca completa 1 ano com mais de 50 leitores assíduos e 150 exemplares para empréstimo

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 15h27 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
Bibliotroca3O projeto Bibliotroca do Campus Itabaiana completa 1 ano de implantação com motivos de sobra para comemorar: com cerca de 150 exemplares disponíveis para empréstimo, já possui mais de 50 leitores assíduos. A iniciativa nasceu com o objetivo de estimular a leitura em uma dinâmica de doação de obras, além de enriquecer o acervo do espaço e desburocratizar o empréstimo de livros.

A ideia de trocar livros é antiga, mas continua atraindo muitos leitores. Segundo Jeane Gomes, bibliotecária do campus, o uso do carrinho para a exposição dos exemplares fez toda a diferença. "O carro com a marca do projeto é um atrativo a mais. A maioria dos leitores, ao entrar na biblioteca, aproveita pra dar uma olhada nas novidades do carrinho, e muitas vezes acaba se interessando por um exemplar ou lembrando que possui livros para doar."

A estudante que mais participou do Bibliotroca e leu o maior número de livros do espaço foi Poliana dos Santos. O hábito da leitura tem colaborado para o ótimo rendimento da aluna do 1º ano do curso integrado de Agronegócio em diversas disciplinas, especialmente em língua portuguesa. "Em minha opinião, a biblioteca e os livros têm um papel fundamental na formação acadêmica. O projeto Bibliotroca para mim foi amor à primeira vista, pois assim pude interagir abertamente com a biblioteca e descobrir novos horizontes através dos livros", comemora Poliana. A aluna foi presenteada com um kit contendo uma garrafinha para água e o livro Histórias sobre Ética, que traz textos de Machado de Assis, Lima Barreto, Voltaire, entre outros grandes escritores.

Participe

Bibliotroca2A dinâmica do projeto é simples. Os livros ficam disponíveis no carrinho da biblioteca e o empréstimo e a devolução dos exemplares serão feitos sem necessidade de registro no sistema. As únicas exigências são que o exemplar doado esteja bem conservado, sem páginas rasgadas ou riscadas, e que o doador menor de idade tenha autorização dos responsáveis para a entrega da obra.

Com esse tipo de empréstimo, os alunos de todos os cursos do Campus Itabaiana, além de servidores, poderão levar obras de literatura, mesmo que já tenham realizado os três empréstimos permitidos pelo sistema. Não haverá prazo pra devolução dos exemplares. O único critério na devolução é o bom senso, o que torna a leitura menos corrida e mais prazerosa.