Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos prestam consultoria de marketing para empresas de Itabaiana

Alunos prestam consultoria de marketing para empresas de Itabaiana

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 09h03 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
Cafe palestra 1Os estudantes do terceiro ano do curso técnico integrado em Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana aplicaram os conhecimentos adquiridos durante as aulas da disciplina Marketing e Comercialização Rural: eles realizaram um diagnóstico de três empresas do município e, com base nas informações coletadas, elaboraram planos de marketing. Na última sexta, 4, os alunos promoveram um Café-Palestra, no qual se reuniram com os empresários e apresentaram as propostas de negócio.

As companhias contempladas com o trabalho dos alunos, que se assemelha a uma consultoria empresarial, foram a Nutrimentos Lumajo, a Somma Produtos Agrícolas e a Cooperativa de Beneficiamento da Castanha do Povoado Carrilho (Coobec). Os estudantes desenvolveram, para cada empresa, um plano de marketing, que é o documento que detalha as ações necessárias para atingir objetivos de mercado e pode ser voltado para trabalhar uma marca, produtos ou serviços.

Cafe palestra 3O médico veterinário Luciano Alves Amorim, proprietário da Nutrimentos Lumajo, revela que gostou da iniciativa dos alunos do IFS e cumprimenta a equipe por ter feito o Raio X correto da empresa. “A minha empresa está no mercado há 30 anos e a gente às vezes falha na condução do negócio. Como é empresa individual, as ações ficam centralizadas. Com este trabalho, vi que realmente a gente precisa de ajuda externa”, explica Luciano.

A disciplina Marketing e Comercialização Rural e a proposta de aproximação com o empresariado local foram conduzidas pela professora Diana Amado de Menezes. O trabalho foi iniciado com a concepção do projeto pedagógico do curso e a transmissão aos discentes dos conhecimentos teóricos necessários à execução da tarefa. Depois teve início o processo de visitas técnicas às empresas e a realização de pesquisas mercadológicas. Após a coleta das informações dos clientes em campo, os estudantes elaboraram os seus respectivos planos de marketing.

Cafe palestra 2A professora Diana Amado parabeniza os alunos Benedita, Karine, Ellen, Meire, Eduarda e Matheus pela condução profissional das atividades e também às empresas Coobec, Lumajo e Somma, que abriram as portas para os alunos do IFS e, ainda, prometeram aproveitá-los como Jovens Aprendizes. “Isso ratifica o nosso papel social enquanto instituição de educação voltada ao trabalho profissional e o quanto podemos desenvolver projetos que gerem empregabilidade aos nossos alunos", ressalta Diana.

Matheus Silveira de Menezes, aluno do curso de Agronegócio, avalia a oportunidade como muito produtiva por terem tido a chance de trabalhar junto às empresas: “Saímos da teoria e fomos para a parte prática. Serviu para ganharmos experiência com o mercado de trabalho”. As análises dos estudantes foram reconhecidas pela presidente da Coobec, Maria Cristina Silva: “Os alunos fizeram um trabalho muito bom sobre a nossa cooperativa. Encontraram os pontos fracos e fortes e demonstraram a importância do IFS nesses estudos para a nossa cidade”.

Cafe palestra 4Participaram do evento o diretor geral do Campus Itabaiana, José Rocha Filho, a coordenadora do Ensino Médio, Sheyla Alves Rodrigues, o responsável pela parceria Empresa-Escola, Michel Fernandes da Conceição Fonseca, além dos professores Christtianno de Lima Rollemberg e Elisânia Santana de Oliveira.