Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Campus Itabaiana realiza 1º Agro Log Day para integrar cursos de Agronegócio e Logística

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 10h51 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
Agro Log Day 1Feira agroecológica, oficina de instrumentos recicláveis, games, mostra de vídeos, projetos, maquetes e oficina de hortas e comidinhas: essas foram algumas das atrações da 1º Agro Log Day – Integrar para Sustentar, que foi realizada ontem (22) no Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana. O evento buscou unir o curso técnico de Agronegócio com o superior em Logística nas temáticas comuns dos dois currículos em projetos interdisciplinares.

Agro Log Day 3Idealizada pelos professores Cynthia Matosinho, Christtianno Rollemberg e Maria Inácia Favila Salum, a 1º Agro Log Day contou com a participação massiva dos alunos dos cursos e dos servidores. Mattosinho explica que a ideia era fazer um evento que mostrasse os melhores trabalhos desenvolvidos nas disciplinas tanto de Logística como Agronegócio. “Queríamos mostrar que é possível trabalhar os dois cursos em conjunto, de forma integrada”, explica a professora, ressaltando ainda que a interdisciplinaridade é o novo desafio que o campus tem buscado. A ideia do evento é que os projetos fossem mostrados tanto para a comunidade interna quanto para a externa.

Projetos

Presente no evento para apresentar o projeto “Vida Verde para Itabaiana”, que consiste numa proposta de arborização da cidade, o aluno do segundo período do curso de Logística, José Anderson da Silva Brito, explica que seu trabalho possui três etapas. “Primeiro, a construção de uma horta vertical, que a gente está mostrando aqui no evento; a outra vai ser desenvolvida numa comunidade de Itabaiana com plantação de mudas de árvores; por último, nós vamos inserir os alunos de uma escola municipal e a comunidade do entorno no trabalho de conscientização da importância das árvores, tanto para a saúde como para a mobilidade da cidade”, revela.

Agro Log Day 4Já Fabrício Souza, aluno do quarto período do curso técnico em Agronegócio, comenta que a Agro Log Day é importante porque dá a oportunidade de demonstrar projetos criados pelos estudantes com a expectativa de modificar positivamente a cidade. “A família de muitos de nós é produtora de alimentos para subsistência. O meu projeto é baseado em produtos orgânicos, que são mais nutritivos e trazem mais benefícios à saúde, apesar de terem um cultivo mais demorado, mais trabalhoso”, explica Fabrício, que ainda revela a necessidade de incentivar cada vez mais a produção sem agrotóxicos, visto que há mercado para produzir e comercializar no próprio município de Itabaiana.