Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos e servidores participam de campanha de doação de sangue

Alunos e servidores participam de campanha de doação de sangue

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2016, 13h52 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
doacao de sangue 1Diversos alunos dos cursos técnicos e servidores do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana participaram, no último dia 5, de uma campanha de doação de sangue. Promovida pelo terceiro ano consecutivo pela equipe de Assistência Estudantil, a ação buscou ajudar a repor os estoques do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa contou com o apoio da Direção Geral e da Gerência de Ensino da instituição.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 foram coletados 3,7 milhões de bolsas de sangue, 200 mil a mais do que em 2013 ─ uma alta de 4,55%. Glaucia da Rocha Acioli, Assistente Social, explica que a iniciativa de doação de sangue é relevante enquanto ação socioeducativa. “Contribui para a formação integral do estudante, uma vez que mostra a importância da atividade como prática cidadã, além de poder salvar vidas”.

doacao de sangue 3O tratamento dado pelo Hemose busca dar maior aproveitamento ao sangue coletado de alunos e servidores. Inicialmente, o sangue doado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasmas. Cada unidade isolada pode beneficiar mais de um paciente, ou seja, apenas uma doação pode ajudar a salvar várias vidas. Os componentes são usados para atendimento de urgência, realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com enfermidades crônicas. Pacientes com doenças oncológicas que necessitam de transfusão também são beneficiados com as doações.

Alunos aprovaram

A aluna Maria Bruna Peirot Lima está participando pela segunda vez da campanha do Campus Itabaiana. Ela considera fundamental o engajamento dos discentes em atividades sociais e parabeniza ao IFS pela iniciativa. “É muito gratificante pode doar sangue e ajudar às pessoas que precisam”. Tadeu Alves também se sente motivado em estender a mão ao próximo. “Faço porque gosto e incentivo a todos que ainda não doaram a fazer”, diz o estudante, alertando ainda que qualquer pessoa, inclusive um familiar, pode se encontrar na situação de necessitar de sangue.

doacao de sangue 2A Assessora Pedagógica Rafaely Karolynne do Nascimento comenta que doar sangue é compartilhar vida e que o Campus Itabaiana está envolvido nesse nobre processo há três anos. “A cada ano a nossa ação tem atraído mais a comunidade escolar nesse ato de amor ao próximo”, finaliza.