Alunos e servidores participam de campanha de doação de sangue
Diversos alunos dos cursos técnicos e servidores do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana participaram, no último dia 5, de uma campanha de doação de sangue. Promovida pelo terceiro ano consecutivo pela equipe de Assistência Estudantil, a ação buscou ajudar a repor os estoques do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A iniciativa contou com o apoio da Direção Geral e da Gerência de Ensino da instituição.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2015 foram coletados 3,7 milhões de bolsas de sangue, 200 mil a mais do que em 2013 ─ uma alta de 4,55%. Glaucia da Rocha Acioli, Assistente Social, explica que a iniciativa de doação de sangue é relevante enquanto ação socioeducativa. “Contribui para a formação integral do estudante, uma vez que mostra a importância da atividade como prática cidadã, além de poder salvar vidas”.
O tratamento dado pelo Hemose busca dar maior aproveitamento ao sangue coletado de alunos e servidores. Inicialmente, o sangue doado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasmas. Cada unidade isolada pode beneficiar mais de um paciente, ou seja, apenas uma doação pode ajudar a salvar várias vidas. Os componentes são usados para atendimento de urgência, realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com enfermidades crônicas. Pacientes com doenças oncológicas que necessitam de transfusão também são beneficiados com as doações.
Alunos aprovaram
A aluna Maria Bruna Peirot Lima está participando pela segunda vez da campanha do Campus Itabaiana. Ela considera fundamental o engajamento dos discentes em atividades sociais e parabeniza ao IFS pela iniciativa. “É muito gratificante pode doar sangue e ajudar às pessoas que precisam”. Tadeu Alves também se sente motivado em estender a mão ao próximo. “Faço porque gosto e incentivo a todos que ainda não doaram a fazer”, diz o estudante, alertando ainda que qualquer pessoa, inclusive um familiar, pode se encontrar na situação de necessitar de sangue.
A Assessora Pedagógica Rafaely Karolynne do Nascimento comenta que doar sangue é compartilhar vida e que o Campus Itabaiana está envolvido nesse nobre processo há três anos. “A cada ano a nossa ação tem atraído mais a comunidade escolar nesse ato de amor ao próximo”, finaliza.
Redes Sociais