Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos de Informática do Campus Itabaiana defendem trabalho de conclusão de curso
Início do conteúdo da página

Alunos de Informática do Campus Itabaiana defendem trabalho de conclusão de curso

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2016, 13h53 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
IMG 0557 Sete alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana fizeram ontem, 12, a defesa de seus trabalhos de conclusão de curso. A atividade é um dos requisitos para a conclusão do curso técnico de nível médio na modalidade integrada.
 
No total, foram apresentados três trabalhos. O primeiro deles foi conduzido pela dupla José Valter da Silva Júnior e Paulo Franklin Tavares Santos e teve como título “uma análise da infraestrutura de redes dos provedores de internet com sede no município de Itabaiana–SE”. Para Paulo Franklin, o trabalho proporcionou conhecimento maior sobre os problemas da internet e sobre as preferências da população no ambiente da web. “Além de tudo isso, foi uma forma de contribuirmos com a população de Itabaiana e com a vida acadêmica”, comenta.
 
José Valter ressaltou que o trabalho serviu como um norte para o usuário comum analisar os problemas que acontecem com a rede: “Eles podem tomar conhecimento sobre o que identificamos na pesquisa e saberem que, como consumidores, podem reivindicar melhorias do serviço prestado pelo provedor”. O trabalho foi orientado pelo professor José Aprígio Carneiro.
 
IFS como objeto
 
Os outros dois trabalhos de conclusão apresentados tiveram como objeto a própria instituição. A ideia dos estudantes ao analisar o IFS é contribuir para melhores processos organizacionais na área de informática. Érica Oliveira Brito e Maria de Jesus Mendonça, sob orientação do professor Lúcio da Silva Gama Júnior, levaram ao conhecimento do público o trabalho “Backup da informação: um estudo no IFS”.
 
IMG 0570A segunda pesquisa que foi baseada nas atividades institucionais teve como título “proposta de um projeto de cabeamento estruturado para o Campus Itabaiana”. O trabalho foi apresentado pelos alunos Carlos Henrique Teles dos Santos e Johnatan Douglas Andrade de Jesus e foi orientado pela professora Mayka de Souza Lima.
 
O professor da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), José Damião de Melo, ressaltou que a matéria tem como objetivo apresentar técnicas e metodologias de pesquisa científica com um viés aplicado para que os estudantes desenvolvam projetos com foco na resolução de um problema percebido na realidade. “Assume, portanto, características de iniciação científica e permite que as áreas de atuação do técnico possam ser articuladas com seu aprendizado através da mediação de um professor orientador. Por fim, é realizada a apresentação perante uma banca de avaliação”, explica.
 
Além dos professores orientadores, compuseram a banca examinadora a professora Sheyla Alves Rodrigues, coordenadora de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), e o professor Marco Antônio Domingues, do curso de Tecnologia em Logística.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57