Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos do Campus Itabaiana apresentam projetos em fórum mundial de educação

Alunos do Campus Itabaiana apresentam projetos em fórum mundial de educação

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2015, 10h04 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46

1aTrês alunos do último ano do curso de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana apresentaram dois projetos no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que está sendo realizado até hoje (29) em Recife. Os trabalhos expostos pelos estudantes no evento são na área de química e matemática e foram desenvolvidos através de pesquisas orientadas por professores ao longo do ano.

Um dos projetos que os alunos de Itabaiana levaram a Recife foi apresentado pelos estudantes Paulo Franklin Tavares Santos e José Valter da Silva Júnior e trata da transformação de peles de frango em sabonetes artesanais. O objetivo da pesquisa é desenvolver um sabão de baixo custo, fácil fabricação e útil para limpeza em geral e ainda contribuir com a redução dos resíduos de abatedouros que são lançados no meio ambiente. O produto foi batizado de Ecococó – combinação da palavra ecologia e do som produzido pela galinha.

A participação em fóruns de nível mundial complementa os conhecimentos adquiridos nas disciplinas e amplia a bagagem cultural dos estudantes. De acordo com Paulo Franklin, a ida a Recife também foi relevante por permitir o contato com projetos inovadores desenvolvidos por outras instituições e que podem servir como inspiração para futuros trabalhos. “Sempre que participamos de grandes iniciativas acadêmicas, evoluímos enquanto estudantes”, diz.

2aO segundo trabalho do IFS – Campus Itabaiana que obteve aprovação para ser apresentado no fórum mundial tem enfoque no desenvolvimento de jogos educativos para o ensino das disciplinas de exatas. “O mote da pesquisa que trouxemos para Recife é proporcionar um melhor e mais prazeroso aprendizado de disciplinas como matemática e lógica”, conta o estudante Carlos Henrique Teles dos Santos. Os objetos criados no projeto já foram utilizados em um curso de nivelamento para alunos do curso superior em Logística.

O diretor-geral do IFS – Campus Itabaiana, prof. José Rocha Filho, explica que a participação dos três estudantes no III FMEPT é o resultado do incentivo à pesquisa e da determinação dos alunos em transpor os muros da instituição. “Os projetos são desenvolvidos dentro do instituto, mas é o debate com a comunidade acadêmica que vai permitir que os resultados sejam aprimorados”, comenta Rocha.

Sobre o fórum

O III FMEPT está sendo realizado pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), e conta com uma programação que reúne desde conferências, palestras e debates até apresentações culturais, mostras tecnológicas, oficinas, além de feiras temáticas. O tema central do evento, que reúne instituições, entidades e associações de todo o planeta, é “Diversidade, Cidadania e Inovação”.