Espetáculo teatral motiva debate sobre agronegócio entre estudantes do Campus Itabaiana
Os alunos do curso de Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana tiveram a oportunidade de observar, na última terça, 14, o agronegócio a partir de um viés diferenciado. Na ocasião, eles assistiram ao espetáculo teatral “As aventuras de João Grilo e Chicó no Auto da Compadecida” e estabeleceram as relações entre a temática da peça e as disciplinas estudadas ao longo do curso.
O espetáculo, apresentado à comunidade pela companhia local É-Teatro, foi adaptado da trama “O Auto da Compadecida”, publicada pelo escritor paraibano Ariano Suassuna em 1955. A peça resgata elementos do teatro popular e da literatura de cordel para retratar os humildes e os poderosos nas suas relações com as questões materiais.
Segundo a prof. Diana Amado, idealizadora da atividade com os alunos do Campus Itabaiana, a narrativa da peça permite que os estudantes observem os elementos que formam o agronegócio a partir dos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.
“O espetáculo retratou os fundamentos básicos da vida no agreste nordestino. A partir disso, propomos que os alunos enxergassem a influência desse modo de viver no agronegócio do homem sertanejo”, explica Diana.
Um dos alunos mais entusiasmados com o conteúdo da encenação teatral e as associações com o agronegócio foi Diego Goes de Menezes. O jovem, que entrou no IFS no último processo seletivo, explica que a peça proporcionou conhecimentos a mais sobre a dinâmica sertaneja.
“No espetáculo, há o comerciante, o padeiro e o bispo e todos eles estão interligados. Entender a forma como eles desenvolvem o seu negócio no ambiente do campo é bastante interessante para nós”, finaliza.
Redes Sociais