Mercado para o Tecnólogo em Logística está entre os mais aquecidos do Brasil, aponta pesquisa do IPEA
O campo de atuação para o profissional de Logística é extenso e possibilita a inserção em diversas cidades – inclusive as do porte de Itabaiana, que possui cerca de 90 mil habitantes. A situação a seguir pode ser vivenciada em qualquer empresa: diante das demandas organizacionais, surge a necessidade de comprar, organizar estoques, gerenciar entrada e saída de mercadorias, além de realizar o transporte ao consumidor. Em todos esses processos, é indispensável o trabalho do Tecnólogo em Logística.
Ainda de acordo com o estudo do IPEA, a remuneração do graduado em Logística que trabalhe na área de transporte pode alcançar cifras de até R$ 6 mil por mês. Na sua atuação, o profissional pode também controlar os recursos financeiros, o inventário de estoques, o sistema de abastecimento, a programação e o fluxo de pedidos. “As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando e liderança”, diz Eurílio.
Internet e Logística
O processo de compras através da internet é uma realidade crescente no Brasil desde o final da década passada. Segundo dados da Associação Brasileira de E-Commerce, o comércio eletrônico brasileiro fechou o ano de 2013 com um faturamento de mais de R$ 31 bilhões. Para este ano, está previsto um aumento de 20% em relação ao anterior.
A mecânica do comércio eletrônico envolve basicamente duas plataformas: a de internet e a que cobre o trabalho do gerenciamento da mercadoria até o transporte para o cliente. “Têm surgido cada vez mais sites baseados na troca comercial. Por trás daquele aparato eletrônico, existem profissionais encarregados de executar todas aquelas demandas criadas no ambiente da internet. Este é o profissional de Logística”, resume Eurílio.
Redes Sociais