Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Jornada de Agronegócio do campus Itabaiana reúne cerca de 200 pessoas para debater Agricultura Familiar

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Terça, 04 de Novembro de 2014, 14h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
agro1Cerca de 200 pessoas entre alunos, professores, empresários e gestores públicos compareceram à abertura da I Jornada de Agronegócio do campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Na oportunidade, assistiram a uma palestra sobre Agricultura Familiar, proferida por Thiago Roberto Soares Vieira, servidor da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Sergipe.

A palestra que deu início ao evento buscou mostrar o cenário atual e as perspectivas do município de Itabaiana no que toca à agricultura familiar. Daniele Fraga dos Santos, aluna do curso de Agronegócio, é filha de agricultores e acredita que a temática escolhida para abrir os trabalhos acadêmicos é de extrema relevância para a comunidade: “É preciso mostrar as diversas possibilidades de atuação no campo do agronegócio e ter sempre o foco de que a meta é a transformação da realidade da região em que vivemos”.

A coordenadora do curso de Agronegócio Juciara Torres Franco concorda que as temáticas debatidas no primeiro dia da Jornada estão em sintonia com as necessidades do município. “Essas discussões promovidas aqui hoje abordam o ponto mais forte do agronegócio em Itabaiana, que é a agricultura familiar, e para isso trouxemos alguém que pudesse passar um pouco da realidade de todo o estado de Sergipe”, diz.

agro2O Reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, esteve presente no evento e ressaltou a função da instituição nos municípios em que está inserida. “Nós estamos em Itabaiana com o objetivo de mudar a realidade econômica, social e ambiental e o tema central do evento aponta para a necessidade de no futuro buscarmos uma vida alternativa e mais sustentável”, completa.

O evento segue até hoje (4) com debates sobre agroecologia e as bases da agricultura sustentável, políticas públicas para a agricultura familiar e a importância e as perspectivas da agricultura familiar no agreste sergipano.