Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Jornadas de Agronegócio e Informática prometem movimentar semana do IFS em Itabaiana

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Sexta, 31 de Outubro de 2014, 15h25 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46
jorinfsEntre 3 e 7 de novembro, a I Jornada de Agronegócio e a I Jornada de Informática movimentarão as atividades do campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Durante toda a semana, os dois eventos ofertarão à comunidade local e aos estudantes do instituto mesas-redondas, minicursos e palestras sobre temas emergentes nas duas áreas do conhecimento. Os eventos serão realizados na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e nas dependências da instituição.

A semana acadêmica inicia com a realização da I Jornada de Agronegócio, cujo tema vai ser "Agricultura e Sustentabilidade". A programação do evento, que vai ser realizado nos dias 3 e 4, inclui palestras e sessões temáticas sobre Agricultura e Meio Ambiente, Perspectivas da Agricultura Familiar no Agreste Sergipano, Políticas Públicas para a Agricultura Familiar e Agroecologia e as Bases da Agricultura Sustentável.

A I Jornada de Agronegócio tem a finalidade de criar um espaço permanente de debate, reflexão e troca entre pesquisadores das ciências a respeito da importância dos estudos do agronegócio no agreste de Itabaiana. Além disso, visa estimular e fomentar a discussão sobre o conhecimento e acesso as políticas públicas por agricultores de base familiar.

Informática

No período de 5 a 7 de novembro será realizada a I Jornada de Informática. O tema central da atividade é "Computação em Nuvens, Segurança da Informação e a Carreira em TI". O diferencial do evento do campus Itabaiana do IFS está na oferta de treze minicursos para os participantes, que terão a carga horária de 4 horas cada um.

Entre os temas que serão objeto de discussão na Jornada estão Planejamento Estratégico de TI em Sergipe, Mercado de Trabalho em TI, Incubação de Empresas no Mercado Sergipano e o Papel da Inovação em um Empreendimento em Segurança da Informação. Já os minicursos abordarão temas como Virtualização, Segurança em Linux, Redes Sem Fio, Desenvolvimento Web com CMS, Arduíno Básico, Planilha Eletrônica Avançada e Backup na Nuvem.

De acordo com José Rocha Filho, Diretor Geral do IFS - Campus Itabaiana, os dois eventos darão contribuições importantes para o desenvolvimento da cidade por discutirem duas áreas relevantes no contexto da região. "Essa também é uma oportunidade de aproximar o empresariado local e os estudantes e atualizá-los sobre as temáticas do mercado", completa.