Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Cursos do campus Itabaiana aproximam estudantes da realidade empresarial

Cursos do campus Itabaiana aproximam estudantes da realidade empresarial

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46 | Publicado: Quinta, 23 de Outubro de 2014, 11h33 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h46

agrosimUm dos objetivos de todo curso acadêmico é aliar a teoria vista em sala de aula com a vivência prática do mercado. Para obter êxito nesse desafio, os cursos de Tecnologia em Logística e o Técnico em Agronegócio do campus Itabaiana do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizaram juntos no último mês quatro visitas técnicas que buscaram aproximar os seus alunos da realidade empresarial da região.

Para Diana Amado, professora em administração do campus Itabaiana, as atividades são de extrema importância por permitir que os alunos lancem um novo olhar sobre as teorias debatidas em sala. “Depois que eles veem de perto a realidade das empresas e as possibilidades de mercado que existem na profissão, os alunos complementam a sua formação e até saem mais entusiasmados com a área que escolheram”, diz.

Uma das visitas que mostrou aos estudantes do campus Itabaiana um pouco da realidade do mercado aconteceu na Vulcabrás Azaléia - uma das 10 maiores indústrias de calçados e artigos esportivos do planeta que produz mais de 100 mil pares de calçados por dia. Na oportunidade, os alunos conheceram a estrutura da empresa, os fluxos de distribuição e os processos que envolvem a transformação da matéria-prima nos produtos que são vendidos nas prateleiras das lojas.

Flores e gestão

A Cooperativa Oiteiro das Flores (COFLOR) é um exemplo de ideia simples que se transformou em um negócio bem estruturado e lucrativo. Surgida em 1988, a partir de uma iniciativa de um floricultor local, produz hoje 27 tipos de flores e outras espécies de plantas de jardim através da utilização de mão-de-obra predominantemente familiar.

Para conhecer a dinâmica peculiar do negócio e ajudar na implementação de melhorias na gestão, 34 alunos alunos do campus Itabaiana foram até a sede da cooperativa e acompanharam as etapas de produção e comercialização das flores. O objetivo da visita foi amadurecer os discentes no trabalho de consultoria técnica, uma das possibilidades de atuação do profissional formado pelo IFS.

“Após essa experiência, os alunos darão minipalestras sobre aspectos essenciais do marketing e proporão melhorias comerciais aos cooperados. Em um segundo momento, os membros da cooperativa visitarão o campus Itabaiana do IFS para receber pessoalmente um retorno sobre a visita. A COFLOR já virou uma espécie de laboratórios para nós, professores e alunos”, conclui Diana.

Além da visita à Vulcabrás Azaléia e à COFLOR, os alunos do campus Itabaiana também conheceram a distribuidora local de cereais Tio Luiz e o espaço de preservação ambiental Parque dos Falcões.