Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Jogos educativos ajudam alunos a desenvolver pensamento estratégico
RACIOCÍNIO

Jogos educativos ajudam alunos a desenvolver pensamento estratégico

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 16h19 | Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2017, 16h19

Uno, Xadrez e Cubo Mágico são algumas das distrações dos estudantes nas horas vagas

IMG 3046Na hora em que soa a sirene do intervalo, a aluna Monise de Jesus Andrade, de 14 anos, já sabe o que deseja fazer para aproveitar os vinte minutos entre uma aula e outra: junto com mais quatro colegas, dirige-se à biblioteca e vai disputar uma partida de Ludo, que é um jogo de dados que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e o pensamento estratégico. O costume dos estudantes é resultado da iniciativa da biblioteca do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana de incentivar nos alunos, de forma agradável, o desenvolvimento de habilidades acadêmicas importantes até mesmo nos momentos de lazer.

11Assim como Monise e seus amigos, dezenas de outros estudantes possuem o hábito de frequentar a biblioteca para exercitar o raciocínio através dos jogos. No espaço de leitura e empréstimo de livros, estão disponíveis, além do Ludo, passatempos como Xadrez, Resta Um, Uno, Pega-varetas, Damas e Cubo Mágico. De acordo com Jeane Gomes, bibliotecária do campus, os jogos devem fazer parte dos acervos das bibliotecas, especialmente daquelas que lidam com um público mais jovem. “No caso do ensino integrado, os alunos geralmente têm vários intervalos durante o dia. Estimulamos a leitura de literatura e o uso dos jogos para as horas livres”, explica.

Raciocínio

A escolha dos jogos a serem disponibilizados na biblioteca não foi aleatória. Todos eles têm a capacidade de fazer com que os envolvidos desenvolvam habilidades importantes não apenas para a vida acadêmica, mas também para a profissional e social, como o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, a criatividade, a concentração e o trabalho em grupo. “É uma forma de aprendizado lúdica que traz imensos benefícios, porém ainda é muito cedo para avaliar os resultados”, diz Jeane, revelando que, com apenas um mês de implantação, já foram realizados mais de duzentos empréstimos de jogos.

A importância de estimular o desenvolvimento de habilidades variadas nos estudantes pode ser observada em diversos contextos. Em processos seletivos de estágio e trainee, por exemplo, testes que avaliam a capacidade de dedução são propostos aos estudantes da área de humanas, enquanto que para os alunos das ciências exatas as avaliações são ligadas à interpretação textual – a ideia é observar a competência dos candidatos de desenvolver variadas formas de raciocínio, eliminando os menos polivalentes. Com a iniciativa da biblioteca do Campus Itabaiana, os estudantes se divertem enquanto aprendem e, ainda, garantem as ferramentas necessárias para não sofrerem nas futuras seleções de emprego.