Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Alunos de ensino médio realizam planos de marketing para empresários de Sergipe
EXPERIÊNCIA

Alunos de ensino médio realizam planos de marketing para empresários de Sergipe

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 15h19 | Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2017, 15h19

Resultado do projeto será apresentado em um evento chamado Café-palestra

1Todos os anos, os alunos do último período do curso técnico integrado em Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana têm um desafio: realizar, para um grupo de empresários locais, planos de marketing completos, que são documentos que detalham as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de mercado. Durante o mês de julho, dezenove estudantes realizaram visitas técnicas e, agora, estão na fase de elaboração do projeto.

A atividade faz parte da disciplina Marketing e Comercialização Rural, que tem como docente Diana Amado. Ela explica que faz questão de dar a vivência do mercado para os alunos da disciplina e contribuir com o desenvolvimento do empresariado local. “Isso ratifica o nosso papel social enquanto instituição de educação voltada ao trabalho profissional, e o quanto podemos desenvolver projetos que gerem empregabilidade aos nossos alunos". Neste ano, as empresas escolhidas foram a Universidade Tiradentes - Polo Itabaiana, a MasterFísio, a By Brasil Ótica, a Beto Pneus e a Farmácia Nunes.

Dinâmica

2As cinco organizações que receberão o plano de marketing foram divididas igualmente entre os alunos da disciplina. Primeiro, as equipes de estudantes realizam visitas técnicas; depois, elaboram o projeto de mercado; e, por fim, reúnem no IFS os empresários para a apresentação dos resultados em um evento denominado Café-palestra. Nos últimos 3 anos, cerca de 40 empresas já foram contempladas com o trabalho dos secundaristas.

Diana Amado ressalta que o objetivo do projeto é propor que o estudante saia da sala de aula e tenha contato com o mundo profissional. “Eles elaboram um diagnóstico das empresas, precisam ter responsabilidade com os prazos de entrega do planejamento, devem saber elaborar uma pesquisa de mercado – tabular e referenciar –, além de aprender a organizar um evento de divulgação”, complementa a professora, dizendo também que, geralmente, ao fim do projeto, alunos e empresários saem satisfeitos com as trocas de experiências.