Alunos de ensino médio realizam planos de marketing para empresários de Sergipe
Resultado do projeto será apresentado em um evento chamado Café-palestra
Todos os anos, os alunos do último período do curso técnico integrado em Agronegócio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana têm um desafio: realizar, para um grupo de empresários locais, planos de marketing completos, que são documentos que detalham as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de mercado. Durante o mês de julho, dezenove estudantes realizaram visitas técnicas e, agora, estão na fase de elaboração do projeto.
A atividade faz parte da disciplina Marketing e Comercialização Rural, que tem como docente Diana Amado. Ela explica que faz questão de dar a vivência do mercado para os alunos da disciplina e contribuir com o desenvolvimento do empresariado local. “Isso ratifica o nosso papel social enquanto instituição de educação voltada ao trabalho profissional, e o quanto podemos desenvolver projetos que gerem empregabilidade aos nossos alunos". Neste ano, as empresas escolhidas foram a Universidade Tiradentes - Polo Itabaiana, a MasterFísio, a By Brasil Ótica, a Beto Pneus e a Farmácia Nunes.
Dinâmica
As cinco organizações que receberão o plano de marketing foram divididas igualmente entre os alunos da disciplina. Primeiro, as equipes de estudantes realizam visitas técnicas; depois, elaboram o projeto de mercado; e, por fim, reúnem no IFS os empresários para a apresentação dos resultados em um evento denominado Café-palestra. Nos últimos 3 anos, cerca de 40 empresas já foram contempladas com o trabalho dos secundaristas.
Diana Amado ressalta que o objetivo do projeto é propor que o estudante saia da sala de aula e tenha contato com o mundo profissional. “Eles elaboram um diagnóstico das empresas, precisam ter responsabilidade com os prazos de entrega do planejamento, devem saber elaborar uma pesquisa de mercado – tabular e referenciar –, além de aprender a organizar um evento de divulgação”, complementa a professora, dizendo também que, geralmente, ao fim do projeto, alunos e empresários saem satisfeitos com as trocas de experiências.
Redes Sociais