Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Encontro de professores discute práticas pedagógicas inclusivas
PREPARO

Encontro de professores discute práticas pedagógicas inclusivas

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 10h29 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2017, 13h15

Promover a permanência e o êxito escolar com qualidade social, científica e cultural eram os motes do evento

SiteAntes de os alunos chegarem à sala de aula e encontrarem toda estrutura montada para a oferta de educação, uma série de medidas são tomadas anteriormente por professores e gestores para que a experiência aconteça da forma mais exitosa possível. Uma delas é a preparação de docentes através de palestras e debates com o objetivo de compartilhar vivências e manter o diálogo aberto. Foi justamente isso o que aconteceu segunda-feira, 18, no Instituto Federal de Sergipe – Campus Itabaiana durante o VI Encontro Pedagógico.

O tema da Jornada deste ano, que marcou o início do segundo semestre letivo, foi “Prática inclusiva: um caminho a construir”. Na parte da manhã, o Prof. Danilo Lemos Batista abordou a temática principal do evento e buscou estabelecer diálogo com os docentes sobre o desafio de promover a inclusão no ensino técnico profissional. No período da tarde, foi realizada escuta aos docentes sobre o caminho que cada professor percorreu para chegar ao IFS e a motivação de estar na instituição. Por fim, a pró-reitora de pesquisa e extensão, Prof. Ruth Sales Gama de Andrade, apresentou os programas que estão em andamento na Propex: “Gostaria de parabenizar o Campus Itabaiana por este dia de preparo e integração. Viemos aqui para mostrar que a instituição oferece oportunidade para pesquisar, se envolver com a extensão, fazer integração e buscar conhecimento”.

Site3Vinícius Rodrigues Alves de Souza, professor de sociologia do Campus Itabaiana, acha positiva a iniciativa de preparar os docentes para o início das aulas e acredita que esses momentos não deveriam acontecer somente nos dias que antecedem o início do período letivo. “Aqui, nós manifestamos nossas angústias, nossos problemas, e propomos soluções e projetos. Esses momentos são salutares para a gente perceber que muitas das nossas angústias estão em conjunto e não são isoladas, e com isso propor soluções através da troca de ideias com os colegas”, aponta o docente, dizendo ainda que, pelo menos, a cada dois meses o corpo docente e a equipe técnica poderiam se reunir para a realização de debates.

Como desdobramento das atividades da Jornada Pedagógica, será realizado um encontro no dia 4 de outubro sobre “Saúde Mental na Escola”. Todas as ações propostas aos docentes foram promovidas pela Assessoria Pedagógica em parceria com a Gerência de Ensino e a equipe técnica da instituição.