Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Iniciada no IFS, pesquisa sobre destinação ambiental de pneus entra em nova fase
SUSTENTABILIDADE

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Criado: Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 13h47 | Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 13h47

Leonardo1Projeto sugere descarte correto da peça automotiva em cidade de 90 mil habitantes

A destinação final de pneus é prevista no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, documento emitido pelo Ministério do Meio Ambiente que aborda o enfrentamento dos problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos - o tema é alarmante e motiva debates em centros acadêmicos desde o final do século passado.  De acordo com a legislação, os fabricantes de pneus são obrigados a criar mecanismos para que os resíduos recebam a destinação correta. Embora avanços tenham sido observados, muitas questões ainda precisam ser melhoradas. Atento às causas ambientais, o então aluno do curso de tecnologia em Logística, Leonardo Mello, tratou no seu Trabalho de Conclusão de Curso da questão sob a perspectiva do município sergipano de Itabaiana, que tem 90 mil habiantes e fica a 50 quilômetros da capital, Aracaju. Após a aprovação do projeto com nota 10 pela banca avaliadora, o egresso dará continuidade à sua pesquisa em um curso de pós-graduação em nível de mestrado.

Leonardo Mello desenvolverá novos estudos sobre reaproveitamento de resíduos sólidos no programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (UFS). No IFS, a proposta de trabalho de Leonardo abordou a Logística Reversa dos Pneus Inservíveis na Cidade de Itabaiana e contou com a orientação da professora Cynthia Mattosinho. “Foi na interdisciplinaridade do curso que descobri várias oportunidades de crescimento profissional e acadêmico, despertando meu interesse nas áreas de resíduos sólidos e o meio ambiente, com a chance de aprofundar mais sobre o assunto e dar sequência em vários projetos da área ambiental que estão no papel, principalmente para a cidade de Itabaiana”, relata Leonardo.

Trajetória

Leonardo2A recém aprovação de Leonardo não pode ser desvinculada do seu esforço pessoal em vencer na vida através dos estudos. A chegada do egresso ao Instituto Federal de Sergipe (IFS) aconteceu oito anos após ele ter frequentado as cadeiras escolares pela última vez – a distância temporal não impediu, porém, que o hoje ex-aluno iniciasse o curso em 2013 e concluísse em 2016, dentro do prazo mínimo estipulado pelas diretrizes do curso. A aprovação em um programa de pós-graduação é o reflexo do empenho do ex-estudante e da formação ampliada que a instituição permitiu ao discente.

Estudioso, Leonardo Mello sempre esteve por dentro do que o curso tinha a oferecer e aproveitou ao máximo as oportunidades. “Mergulhei nas disciplinas, visitas técnicas, eventos e trabalhos extracurriculares. Todos foram anos de grandes aprendizados, mesmo não tendo buscando esse envolvimento não para ser o melhor, mas para estar entre eles. Durante o curso, estive cercado de estudantes que também tinham o mesmo propósito que eu”, afirma o mestrando, que destaca a importância da presença de professores e gestores do Campus Itabaiana no apoio ao envolvimento em atividades que vão além das aulas presenciais.

Enquanto aluno, Leonardo participou de projetos que renderam destaque pela qualidade da proposta e da execução. Um deles foi o Green City Game, jogo ligados aos conceitos de sustentabilidade que foi apresentado no Congresso Internacional WFCP 2016, em Vitória/ES. Também participou na Festa dos Caminhoneiros com um estande em 2015, no qual apresentou, em parceria com outros alunos, todo o processo do curso de tecnologia em Logística. Durante o período curso, ele participou, ativamente, das duas edições do Simpósio Sergipano de logística (SISLOG).