Página inicial > Últimas Notícias > Itabaiana > Após alcançar índice, aluno avança para segunda etapa de olimpíada internacional
matemática

Escrito por GERALDO BULHOES BITTENCOURT FILHO | Publicado: Terça, 07 de Agosto de 2018, 11h20

3Nova etapa da competição será realizada em Minas Gerais e contará com cinco questões dissertativas

A habilidade natural com os cálculos e a dedicação pela disciplina de matemática garantiram a Anaílson Santos Silva, estudante de Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana, uma vaga na 2ª etapa da Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif Internacional), que será realizada de 19 a 21 de outubro, em Minas Gerais. A oportunidade veio após o jovem obter êxito em uma prova com 30 questões, que era um dos critérios classificatórios definidos pela organização nacional da competição científica. Anaílson será o único a representar Sergipe na disputa.

2Anaílson atribui a conquista à boa relação que sempre possuiu com a matemática. “Sempre me identifiquei muito com a matemática, nunca tive dificuldade. Fiquei muito feliz por ter conseguido a classificação e desejo muito ter um bom desempenho nessa fase, ganhando, quem sabe, alguma medalha”, revela o jovem estudante. Na segunda etapa, Anaílson terá pela frente uma prova dissertativa com 5 questões, a qual será corrigida por uma banca de professores das instituições da Rede Federal.

A professora de matemática Elisânia Santana de Oliveira, orientadora de Anailson, afirma que não se surpreendeu com a classificação do estudante e aposta em um bom desempenho nas próximas etapas. “Trata-se de um aluno muito comprometimento com as atividades que lhes são atribuídas, então um resultado como esse é sempre esperado. Anailson é um aluno completo. Tem foco em seus objetivos e disciplina para alcançá-los”, ressalta Elisânia.

A olimpíada

A Omif Internacional é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições brasileiras e para alunos de escolas do exterior de nível médio compatível. A Olimpíada nasceu como objetivo estimular nos alunos o interesse pela disciplina ligada aos cálculos, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos discentes na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.